quarta-feira, outubro 13, 2004


Email Marketing

O email marketing é uma ferramenta importantíssima para o empreendedor na geração de tráfego e, principalmente, no relacionamento com os clientes. As principais razões para isso são:

AGILIDADE. O e-mail é uma ferramenta ágil tanto no envio quanto na resposta e avaliação do retorno. Um simples clique na tecle “send” do software dispara o envio de milhares de e-mails que em segundos estão na caixa postal do destinatário. A resposta ao email marketing também pode ser imediata através da ação desejada ou simplesmente da confirmação de recebimento.

MENSURABILIDADE. É muito fácil medir o retorno do email marketing. As estatísticas de seu site vão lhe indicar: quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, visitaram o site, compraram; quantas não desejam mais receber sua comunicação e solicitam a exclusão da lista, e diversas outras informações.

INTERATIVIDADE. Um simples link no e-mail possibilita ao destinatário realizar uma ação como retornar uma resposta, visitar um site ou solicitar a sua exclusão da lista.

ALTA TAXA DE RESPOSTA. Campanhas de email marketing sérias, com comunicação enviada para destinatários que autorizaram o recebimento (opt-in) tem altíssimos índices de retorno.

email marketing ATRAVÉS DO SPAM

SPAM é o nome dado a prática, infelizmente muito comum, de se fazer email marketing junto a destinatários que não autorizaram o recebimento de emails. Sem falar nas considerações éticas que por si só já justificariam a não utilização do SPAM, existem razões comerciais bem objetivas para que você fique longe disso. O retorno é baixíssimo; para cada pessoa que ler seu e-mail, você terá duzentas pessoas zangadas com a sua empresa, além do risco de ser barrado dos principais provedores e ter seu site tirado do ar.. Enfim, não se iluda com o baixo preço dos e-mails, o custo do email marketing através de Spam, acabará sendo muitas vezes maior do que o eventual benefício. Para ter sucesso na Internet é necessário construir uma marca respeitada, e não se consegue isso tentando enfiar uma mensagem goela abaixo das pessoas.

O email marketing QUE FUNCIONA - OPT-IN

Opt-in é o processo no qual as pessoas consentem em receber sua comunicação e fornecem o seu endereço de e-mail. A diferença é fundamental, você está se dirigindo à pessoas que aceitam ouvir o que você tem a dizer e que, além disso, sabem que a qualquer momento podem fechar o canal de comunicação com um simples clique (opt-out).

ETAPAS NA IMPLANTAÇÃO DO email marketing

Você pode optar por terceirizar o programa de email marketing, o que eliminaria muitas das etapas seguintes, porém levando-se em consideração custos e o fato que os seus clientes e futuros clientes são o seu patrimônio mais importante, provavelmente você desejará ter o controle total do processo. E para isso, as principais etapas são.


Montar a infra-estrutura. Você vai criar formulários de entrada de dados no site para receber os endereços de e-mail fornecidos, preparar produtos ou benefícios como estímulo para seus visitantes a deixarem o endereço e, o mais importante, adquirir um bom software de email marketing.

Montar as listas. Nos Estados Unidos, são muito comuns as empresas que fornecem listas opt-in. No Brasil também existem, mas não são tão comuns e você dificilmente saberá se realmente se trata de uma lista autorizada. Nossa recomendação é que você construa a sua própria lista, com os endereços de seus clientes e solicitando e-mails de visitantes em troca de algum benefício ou produto. Anúncios em Newsletter com público semelhante ao seu, são uma boa forma de trazer visitantes que podem também se cadastrar em seu site.

Adquirir software. Esse é um aspecto muito importante com o qual você não deve se descuidar. Quando você envia algumas dezenas de e-mails qualquer programa de correio dá conta do recado, mas a medida que sua base de dados vai crescendo, e isso deve ocorrer, começa a ser imprescindível um bom software de email marketing que consiga enviar milhares de e-mails sem dificuldade e rapidamente, que possibilite a manutenção fácil dos dados e preferencialmente a inclusão e exclusão automática de assinantes da lista, e que tenha um suporte confiável e atualizações freqüentes.

Nossa recomendação aqui é: não hesite em investir algum dinheiro em um bom software, pois isso vai lhe possibilitar um gerenciamento eficiente do programa e lhe poupar muita dor de cabeça e riscos desnecessários. Em Endereços Úteis, logo abaixo, você encontra indicações de alguns produtos sérios.

Criar conteúdo de qualidade. Você pode utilizar sua base de dados para se manter em contato com seus clientes comunicando promoções e lançamentos de produtos ocasionais ou então, enviar uma “newsletter” periódica, com informações de interesse em sua área de atuação. Em ambos os casos, é importante se preocupar com a qualidade da informação. Forneça conteúdo que de alguma forma possa gerar valor para o destinatário.

Fazer acompanhamento do programa. É fundamental fazer uma avaliação constante de seu programa de email marketing, acompanhar o crescimento de sua lista de e-mails e o retorno em termos de vendas. Não se esqueça de ouvir seus clientes e assinantes. Afinal, eles são a razão da existência de sua empresa.

dica de leitura



Autor: Jim Sterne / Anthony Priore
editora: MAKRON

O livro aborda o uso do e-mail na realização de campanhas promocionais com listas autorizadas. O assunto é extremamente relevante para o Comércio Eletrônico. Infelizmente, o livro peca pela tradução, um pouco descuidada, e também pelo enfoque excessivo na atividade e metodologia aplicada pela empresa de um dos autores.


dica de software


Um excelente produto, com 13 milhões de e-mails dividos em mais de 50 categorias. Todos nossos e-mails são rigorosamente verificados atualizados. Mais detalhes sobre o Produto

posted by Iris @ 1:13 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner