sexta-feira, novembro 19, 2004


Como eram feitas as propagandas de antigamente?

1900/1910





"Neste período, as velhas cidades de inspiração barroca e colonial expandem-se com o implemento de obras que acabam determinando um novo perfil para a propaganda externa. A população multiplica-se com o êxodo de trabalhadores rurais para as grandes cidades e a chegada dos imigrantes aos milhares. Surgem novos nichos de consumo. Implantam-se fábricas de bebidas e alimentos e, ao mesmo tempo, evidencia-se uma nova demanda de serviços.

Aprimoram-se os veículos de comunicação com a técnica da fotogravura, o boom das revistas ilustradas e o processo de cromotipia. A mídia de massa passa a ser uma necessidade e, nessa busca por uma maior cobertura, surgem os anúncios em bondes e nos cartões-postais, milhões deles circulando no Brasil, paralelo a ações promocionais de rua. O leiaute oscila entre a Belle Époque e um Art Nouveau indefinido e o texto descontraído dos anúncios reflete o estilo gaulês."


CURIOSIDADE DA ÉPOCA

-> O setor gráfico cresceu muito nesta época por causa do sucesso das revistas?

-> Os agenciadores de anúncios (profissionais que comercializavam espaços publicitários nos jornais e revistas) abriram escritórios independentes, que originariam as primeiras agências nacionais?

-> Foi nesta década que surgiram as primeiras ações de merchandising em festas populares, como o carnaval?

retirado do site: Estação da Propaganda


Para ler o resto da matéria >>Clique Aqui<<

.......................................

dica de links:
Blog Propagandas Antigas
Acervo de Imagens
acervo de comerciais anos 50/60
anúncios antigos -Muito curiosa, essa página pessoal apresenta algumas propagandas das décadas de 40 e 50, tiradas de revistas antigas. Pena que há só um anúncio para cada ano da linha do tempo. Em português.
anuncios de natal antigos da coca cola - um especial muito interessante com todos os anuncios e comentarios sobre, vale a pena dar um olhada
varias imagens de anuncios antigos
Old Style Advertising - uma coleção de anúncios antigos divididos por categoria - bemm interessantes

posted by Iris @ 1:13 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner