sexta-feira, julho 09, 2004


Dicas de Criação

Aqui, o Guru de criação vai passar para você algumas dicas básicas para criar um anúncio.

1 - Uma conversa de bar, uma cena de um filme, uma obra de arte, uma frase. Preste atenção em tudo. Toda experiência é importante na hora de criar um anúncio.

2 - Além de estar antenado em tudo o que acontece ao seu redor, é bom entender a linguagem e o que acontece no mundo da propaganda. Na própria Internet você encontra ótimas referências para isso. A seção Perdidos no Espaço é um bom ponto de partida, com links para diversos sites relacionados à propaganda.

3 - Não tenha vergonha de dar uma espiada em anuários e revistas especializadas. Pra quem não sabe, anuários são livros com uma seleção dos melhores trabalhos de propaganda criados durante um ano. Provavelmente a biblioteca da sua escola ou faculdade tem alguns.
Além de se divertir e de receber um enorme incentivo pra criar anúncios legais, é possível aprender muitas coisas. Mas lembre-se: nada de chupadas.

4 - Converse com seus colegas e professores. Observando propaganda em revistas, jornais, TV e até mesmo na rua você também aprende o que se deve e, principalmente, o que não se deve fazer.

5 - Descubra a sua maneira de criar. Cada um tem uma maneira. Por exemplo, na criação de um anúncio para um tênis, alguns criativos (criativo é o nome que o mercado usa para as pessoas que trabalham com criação) precisam ter o produto em mãos, amarrar, desamarrar, torcer, colocar no pé. Outros se contentam apenas com uma breve descrição de suas características.
Da mesma maneira, você precisa encontrar o ambiente que seja mais propício à sua criação: lugares calmos ou agitados, com música ou no total silêncio. Existem pessoas que têm as melhores idéias quando estão no chuveiro, quando estão dirigindo ou mesmo almoçando. Cada um com seus problemas.

6 - Nenhuma idéia, por mais boba que seja, é completamente boba. Uma idéia boba num primeiro momento pode acabar evoluindo até se tornar uma idéia genial. Do mesmo jeito, uma boa idéia logo de cara pode bloquear a chegada de novas boas idéias. Pense sempre que você pode ter uma idéia melhor.

7 - Peça a opinião das pessoas sobre seus trabalhos: colegas, professores, família, enfim, quem você puder. E, é claro, saiba ouvir. Todo mundo erra bastante antes de achar o caminho certo.

8 - Aproveite enquanto você pode errar. A escola ou faculdade é o melhor lugar pra isso. Uma boa faculdade tem professores capazes de orientar seus alunos, dizendo o que está bom e o que poder ser melhorado. Mas, para que eles possam orientá-lo, é fundamental que você participe e, acima de tudo, seja curioso.

9 - Pra você não começar errando logo de cara, aí vão algumas dicas. Lembre-se: não são regras, apenas dicas. De acordo com a situação, você tem todo o direito de ignorá-las.

Preste muita atenção ao problema do seu cliente. Você pode fazer um anúncio genial, mas se não estiver de acordo com o problema apresentado pelo seu cliente, ele não vale nada.
Evite anúncios em que você usa a lista inteira de fontes do seu computador. Evite também anúncios cheios de cliparts.
Preste muita atenção à leitura dos seus textos. Primeiro, se suas fontes não estão muito pequenas, depois, com a diferença entre a cor das letras e a cor do fundo. Não adianta também usar aquela fonte super moderna que você achou na Internet, mas que ninguém consegue ler. Lembre-se que o leitor tem que se sentir confortável ao ver seu anúncio.
A propaganda é muito aberta a neologismos, ou seja, usa palavras e expressões do dia-a-dia que, muitas vezes, não existem no dicionário ou não estão corretos de acordo com as regras gramaticais. Mas isso não dá a você o direito de escrever em seus textos coisas como "televizão" ou "criassão".

10 - Agora que você já leu essas dicas, mãos à obra. Tem muito trabalho esperando por você na Oficina de Criação. Boa sorte.

materia: site dpto

posted by Iris • IFD @ 5:27 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner