domingo, agosto 08, 2004


Erros freqüentes em web design

Neste artigo vamos apontar alguns erros que projetistas de páginas de Internet cometem. Após sua leitura certamente você passará a navegar pela Web com outros olhos. Mais críticos, talvez.

Eis os erros.

1 - O labirinto

Num site deste tipo, após a terceira página o visitante está perdido, e se perguntando:

- como voltar a ponto de partida?
- em que página deste site eu estou?
- será que eu já saí dele?

Um site bem projetado deve ter um estilo coerente para todas suas páginas. Não há coisa que confunda mais o visitante do que sinais ou informações conflitantes, a começar pelo layout das páginas. Alguns projetistas são muito criativos e fazem uma página diferente da outra, o que causa a perda de identidade do site.

É importante criar um sistema de navegação que permita ao visitante pular de um assunto a outro rápida e facilmente. Exemplo: em que direções estão as informações sobre fretes e prazos de entrega?

Pela cara do meu site (www.netmercado.net) dá para perceber que eu sou entusiasta da barra de navegação à direita da tela. Mas pode ficar também no topo ou no rodapé da página. O importante é que todas as páginas tenham essas informações. Se a quantidade de seções for grande, elas devem ser grupadas em conjuntos homogêneos.

2 - O secreto

Antes de tudo uma página deve ser legível, mas é freqüente se deparar com uma página preta com letras vermelhas, ou um quadro vermelho com letras amarelas, ou mesmo um texto vermelho sobre fundo azul.

Para aqueles que precisarem decifrar o que está escrito numa situação dessas, vai aqui uma dica: aperte as teclas Ctrl+A. Seu texto ficará branco em fundo azul.

Alguns projetistas, por questão de estética, fazem todos os textos com letras miúdas. Outros fazem isso por imaginar que a maioria dos internautas ajusta seu vídeo para exibição ampliada (640x480 pixel). Atualmente poucas pessoas estão usando esse modo de visualização.

Ler textos em monitores já é difícil. Em letras menores é mais ainda.

3 - A lesma

O excesso de figuras torna lento o carregamento de uma página, e não há nada mais desanimador que uma página que demora mais que 20 segundos para ser vista. Sobre esse assunto leia o artigo "A batalha do primeiro minuto" na seção de artigos em www.netmercado.net.

Concordo que é muito interessante figura animada, letreiros deslizantes, musica de fundo e outros recursos para tornar o site mais agradável, mas eles provocam muita demora em abrir uma página.

Normalmente os web designers trabalham em computadores poderosos e velozes, e acabam se esquecendo que grande parte dos internautas possui máquina lenta e modem lento. Levando isso em conta as páginas devem ser projetadas para aparecerem por partes. Enquanto o visitante visualiza o que já está na tela, o resto da página é descarregado.

4 - O confuso

Alguns sites ostentam na sua primeira página apenas uma imagem, e cabe a você descobrir como prosseguir. Outros apresentam tantos banners que você precisa de muito tempo para descobrir qual é o propósito e o conteúdo do site. Outros ainda simplesmente lhe dizem: bem-vindo à página do web bla, bla, bla... Preciosos segundos se perdem!

De 1995 até hoje pude observar uma tendência de simplificação dos sites americanos. As páginas se tornaram mais limpas, e as informações mais simples e objetivas. Vejamos quanto tempo nossos designers levarão para seguir essa tendência.

Estes são apenas os primeiros quatro erros de uma série infindável. Antes de contratar o serviço de um web designer peça-lhe para exibir seus projetos anteriores, e confira estes quatro pontos (para começar).

posted by Iris • IFD @ 11:06 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner