domingo, agosto 29, 2004


O óbvio no marketing para a Internet

Talvez você já esteja cansado de tantas dicas de como divulgar seu Web site, afinal, são tantas as opções. Apesar das inúmeras estratégias, ainda existem graves equívocos sendo cometidos. Seguindo a mesma linha de raciocínio de Robert R. Updegraff em seu livro "Óbvio Adams" (livro de cabeceira adotado por vários "marketeiros"), o responsável pelo Web site deve se preocupar em atingir os objetivos traçados pela área de marketing da empresa, através de ações rápidas, racionais e da forma mais simples possível. Mas como fazer isso? É fácil! É só pôr em prática as ações óbvias. Então, você pode dizer: mas isso é óbvio! Realmente deveria ser. No entanto, não é o que acontece na prática. Muitas vezes, as pessoas envolvidas nesse processo não conseguem enxergar o óbvio e agir de forma mais clara e objetiva, preferindo idéias mirabolantes e complicadas que não geram nenhum resultado efetivo.

Por falar em efetivo, você sabe o que é ser efetivo? Efetividade é a junção de duas palavras: eficácia e eficiência. Eficácia significa fazer a coisa certa e eficiência significa fazer certo a coisa. Portanto, efetividade é fazer certo a coisa certa. Mas o que isso tem a ver com marketing na Internet? Tudo, pois para alcançar os objetivos definidos, alguns fatores básicos - como por exemplo: informações precisas, planejamento correto, projeto adequado, execução supervisionada e uma constante avaliação dos resultados obtidos - são fundamentais.

A todo instante entram no ar sites dos mais variados tipos, formatos e com diversos objetivos. Muitos até utilizando ferramentas novas e de alta tecnologia. Mas e a efetividade do site? Alguém pensou nisso? Assim como um número crescente de Web sites no ar, existem várias empresas reclamando da falta de audiência, venda, consultas, resultados etc. Algumas delas até mesmo já abandonaram a grande rede. Por que será? Será que os números divulgados em recentes pesquisas não são verdadeiros? Onde estão os clientes? Como encontrá-los? Como atraí-los e fazer com que visitem o seu site? Alguns pontos merecem maior atenção dos marketeiros, a fim de que o objetivo previamente definido pela empresa seja atingido. A seguir, foram listadas cinco dicas "óbvias" que poderão ajudar a fazer do seu Web site um grande sucesso na Internet. São elas:

1 - Cadastramento em mecanismos de busca Todos sabem que esta é uma prática que deve ser adotada. Na maioria das vezes, o cadastro dos sites em mecanismos de busca é feito. Mas será que as informações estão atualizadas? Alguma vez você entrou em algum mecanismo de busca para alterar, incluir ou excluir alguma característica do seu site? Se a resposta for positiva, parabéns! Você é uma exceção. Outra preocupação importante é saber quais são as palavras chaves utilizadas para que seu cliente lhe encontre. Neste caso, o melhor a ser feito é procurar sempre incluir as palavras que realmente reflitam os serviços prestados ou produtos comercializados por sua empresa. Além disso, é importante citar a região que você pretende atender. Caso deseje oferecer abrangência nacional, mencione isso ou insira a palavra "Brasil". Caso opte por ser regional, o ideal é mencionar o estado ou cidade em que pretende atuar.

2 - Divulgação em mídia convencional É incrível como algumas empresas cometem equívocos gravíssimos, se recusando a investir alguns milhares de reais na Web, seja no próprio desenvolvimento do site ou na sua divulgação. No entanto, estas mesmas empresas gastam milhões em campanhas nas mídias convencionais. Até aí tudo bem, afinal é indiscutível que veículos de comunicação como a TV, o rádio, os jornais e revistas ainda são a maneira mais eficaz de atingir o público alvo. Mas por que não aproveitar esse momento e divulgar o endereço da empresa na Internet? É justamente aí que está o óbvio. O problema é que, apesar de toda essa campanha na mídia tradicional, muitas empresas "esquecem" que já possuem seu endereço na Internet e não o divulgam.

3 - Resposta aos e-mails e consultas em até 24 horas É claro que todos os e-mails recebidos devem ser respondidos. Mas de que forma? É importante que sejam respondidos educada e objetivamente, com um certo toque de marketing. Mas o principal é que precisam ser respondidos rapidamente, no máximo em 24 horas. No entanto, apesar de ser óbvio, a maioria das empresas não está fazendo isso. Na maioria das vezes, os e-mails não são respondidos ou demoram muito tempo para tanto. Em alguns casos, são até mal respondidos. Para resolver este problema, a dica é inserir no site um formulário para consulta no lugar de um simples "mailto". A partir do formulário, é possível captar os dados necessários - de acordo com o objetivo da empresa -, e ainda formar um banco de dados de clientes, que posteriormente poderá ser utilizado para diversas pesquisas e ações de marketing direto.

4 - Endereço, telefone e fax no Web site É claro que quando você está em um site, é fundamental encontrar o e-mail da empresa ou localizar com facilidade um formulário tipo "Fale Conosco", como indicado anteriormente. Assim, você pode utilizar a própria Internet para obter alguma informação mais detalhada sobre a empresa, seus serviços, produtos etc. Por isso, é fundamental que informações como número do telefone, fax e endereço físico estejam à disposição do visitante no site. Outra dica é colocar essas informações em lugares estratégicos, ou seja, na primeira página, na página de fale conosco ou onde esteja o perfil da empresa.

5 - Atualização do conteúdo do Web site Para finalizar essas dicas óbvias sugiro que você verifique agora mesmo o endereço http://www.seu_site.com.br e verifique aquela promoção ou informação sobre um produto ou serviço que deveria ter sido atualizada, mas por falha de alguém (que com certeza não é você) não foi feita. É constante o desapontamento do visitante a um site, quando no momento de uma consulta, se depara com a informação desatualizada, tipo: "Promoção de Natal", "Promoção de Verão", enfim com uma validade vencida. Neste momento o visitante pode ficar perdido, qual é esse natal? É desse ano, ou do anterior? Que verão? Será que é o próximo ou o do ano passado? Trocando em miúdos, as atualizações das informações devem ser constantes. Essas alterações devem seguir o padrão utilizado para outras mídias. Com certeza você não deixaria ser publicada uma propaganda em um jornal com uma informação desatualizada. Faça o mesmo na Internet. Você verá que seus resultados aparecerão!

materia por: Jameson Rangel

posted by Iris • IFD @ 6:35 PM

3 Comments:

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