segunda-feira, setembro 13, 2004


Bauhaus, uma revolução no design

Para ajudar a eliminar o caos pelo qual passava a Alemanha no período pós-guerra, em 1919, Walter Groupius foi convidado a dirigir uma nova instituição chamada "Bauhaus", na atual capital alemã da época, Weimar.

A Bauhaus tinha como objetivo repensar uma nova arquitetura e um novo conceito de design que fosse acessível à todas as camadas sociais alemãs, rejeitando os princípios burgueses e utilizando o expressionismo como a sua linguagem.

A partír daí, a Bauhaus procurou inserir uma forma bem limpa e pura em todas as coisas que construia, utilizando-se de formas geométricas, com cores básicas, geralmente o preto e o branco, para contrastar com a burguesia da época que utilizava cores fortes. O seu estilo de design passou a ser aplicado em prédios, casas, móveis, objetos e tudo mais que fosse possível inserir formas.

O estilo passou a influenciar também diversos arquitetos do período, não apenas dentro da Alemanha ou aqueles que aprenderam na escola Bauhaus, como também em diversos outros países, e seu estilo "simples" e limpo de dar forma às coisas rapidamente se espalhou. Dentre os principais professores da escola na época, destacam-se além de Goupius, Kandinsky e Paul Klee,

A escola tentou também influenciar a tipografia da época, mostrando que as fontes poderiam ser de estilo bem simples, sem serifa, sem letras maiúsculas e sem formas muito complexas, com um design moderno e de fácil leitura. Isso se encaixava perfeitamente nos ideais do movimento, pois facilitaria a leitura e o acesso à informação a todas as classes sociais, não apenas à burguesia.

Com o crescimento do Partido Nacional Socialista, ou Nazista, como se tornou conhecido, um novo conceito de arte passou a ser incorporado pelos alemães, baseado nos ideais de beleza e arquitetura grega. Isso afetou diretamente a escola Bauhaus, onde muitos de seus professores e até mesmo criadores(inclusive Walter Groupius) migraram para outros países para continuarem seus trabalhos.

Atualmente a Bauhaus é considerada como parte importantíssima do movimento que gerou o design moderno, um marco na história das artes, revolucionando o design e a arquitetura, e vem sendo ensinado em diversas escolas no mundo inteiro.


materia de Fabrício Alves .::. fabricio@grito.com.br
Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembí Morumbi, atualmente trabalhando como Coordenador de Criação pela empresa de design IDmídia e com um projeto paralelo, o site de design e publicidade Fcraft.

http://www.fcraft.com.br/fabricioalves/ deem um pulo no site do autor q é de primeira linha os trabalhos dele

posted by Iris • IFD @ 7:18 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner