quarta-feira, setembro 29, 2004


Enviando seu arquivo para o Fotolito

Siga alguns passos e não erre

Antes de ligar seu micro, criar sua peça e enviar o arquivo para fotolito, fique de olho em alguns detalhes:

Formato
Existem diversos formatos de impressão, o ideal é que a peça aproveite ao máximo dentro das possibilidades de corte do papel. Dizer não ao desperdício é palavra de ordem. A não ser que seu cliente tenha dinheiro de sobra, o que é bastante difícil nesses tempos de crise. Normalmente, os bureaus de fotolito e gráficas costumam ter tabelas que mostram todas opções de medida.

RGB x CMYK
Existem vários sistemas de cores. Os mais comuns são o RGB, que significa Red(vermelho), Green(verde) and Blue(azul). São os tons que as TVs, monitores e telões utilizam para formar todas as outras cores. Já para o trabalho impresso, o padrão é o CMYK e as cores utilizadas são o Cian o Magenta o Amarelo e o Preto. Alguns programas, como world e photoshop, tem como padrão o sistema RGB, sendo assim, precisa ser alterado para CMYK antes de ser enviado para fotolito.

Resolução de Imagens Bitmap
Procure saber a resolução necessária no meio em que você vai imprimir, por exemplo: a resolução necessária para publicação na web é de 72dpi, já a de impressão off-set, é de 300dpi. Uma resolução menor do que a necessária “digitaliza” a imagem, em linguagem popular: fica feio pra caramba!

Fontes
Quando enviar seu arquivo, não esqueça de mandar também as fontes que você utilizou no trabalho, ou transforme-as em elemento gráfico. Se não, você corre o risco de ver aquela fonte transada que você demorou um tempão pra achar transformada em fonte default do programa, credo!

Área de corte
Na hora de fazer o acabamento na gráfica, pode acontecer do trabalho “dançar” na máquina. Deixe uma margem de 3 a 5mm, para dentro, evitando que elimine algum elemento. Para fora “sangre” as cores do fundo ou elementos que estão nas margens.

>> para completar o tema cortes: Forúm WMONLINE - POST do ALX

Revisão
Textos, imagens, cores, formatos... Depois de rever tudo isso, confira de novo. Afinal, para um impresso errado só existe uma solução: imprimir tudo de novo!

posted by Iris @ 10:45 AM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner