sábado, outubro 30, 2004


Design: não são os olhos, é o cérebro que vê

Mesmo em uma mídia composta basicamente por textos, a linguagem gráfica se faz necessária. É ela a responsável pela perfeita comunicação entre o conteúdo da mensagem e seu público.

Marcos Nähr

As várias etapas da construção de uma imagem visual já vem sendo estudadas há algum tempo por psicólogos e sua opinião é unânime: a visão não é uma percepção que ocorre por inércia, uma recepção de objetos e formas exteriores que se impõe em bloco a células visuais passivas.

O sistema que capta os fótons é necessário, sem dúvida, mas ele é insuficiente para induzir uma imagem das coisas que nos cercam. Para completar o processo é necessário uma atividade cerebral que transforme as informações implícitas em informações explícitas, um processo que converta descargas elétricas em imagens coerentes.

Os objetos e formas não chegam até nós como tais, são reconhecidos e reconstruídos por nosso cérebro, dotado de capacidade de análise, de síntese e de hierarquização. Não é o olho, mas sim o cérebro que vê.

Mas como o cérebro constrói uma imagem, a imagem daquilo que acredita estar ali, mas não está realmente?

Neste processo estão aparentemente envolvidas duas etapas. De um lado uma interpretação simbólica, que vai evoluindo em níveis cada vez mais complexos, de outro uma comparação ao que se entende como realidade.

A imagem global é construída em etapas sucessivas em direção a um nível cada vez mais alto de integração que proporciona uma imagem visual completa.

Uma sensação, uma simbolização, uma comparação, uma percepção e novas simbolizações em escala cada vez mais complexa. Estas são as principais etapas da atividade cerebral envolvida na criação da imagem. Nesta integração efetuada em bloco, conta mais o conjunto do que os detalhes que o constróem.

A nossa visão implica funções de análise, de reconhecimento e de reintegração num quadro familiar.

Esta comunicação sinestésica e subliminar que chega até nossos olhos através de cores, tipos, formas gráficas e estilos pode ser chamada de design invisível.

Esta linguagem explicitamente gráfica do design invisível pode ser considerada um dos objetos principais de construção e transmissão de uma mensagem.

É por isto que mesmo em uma mídia composta basicamente por textos, a linguagem gráfica se faz necessária. É ela que será responsável pela perfeita comunicação entre o conteúdo da mensagem e seu público. [Webinsider]

posted by Iris • IFD @ 9:19 PM

9 Comments:

Blogger Marketing man said...

You have a nice blog here! I will be sure to book mark you.
I have a business opportunity lead list site. It pretty much covers business opportunity lead list related stuff. Check it out if you get time :-)

8:47 PM

 
Anonymous Anônimo said...

nice blog enjoyed it :)

Keep up the excellent work! and i bookmarked u!
!

6:24 PM

 
Blogger Infactahost.com said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a marketing lead site/blog. It pretty much covers marketing lead related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

3:26 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Click here if your LOOKING for "No Charge Online Advertising Channels For Any Business"

5:51 PM

 
Anonymous Anônimo said...

And A Link Back To Your Web Site Excite You?

11:55 AM

 
Blogger Dotmotor said...

I find your thoughts very interesting. Perhaps your readers might find business to business email marketing interesting.

4:26 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a email free lead site/blog. It pretty much covers email free lead related stuff. Plus you can advertise to billions using our email free lead tools.

Come and check it out if you get time :-)

8:27 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a **Marketing strategies**blog. It pretty much covers Marketing Strategeis articles related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

10:43 AM

 
Anonymous Anônimo said...

sent Straight to your Inbox for your Convenience, you wont have to Search the Internet day after day...

3:15 AM

 

Postar um comentário

<< Home



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner