terça-feira, outubro 12, 2004


A programação visual é a porta de entrada de um site

Um site com boa programação visual é a porta de entrada de um site. Para isso, o Webdesigner deve trabalhar em conjunto com o Webjornalista. Veja:

Programação visual não é decoração

O projeto visual de um site não deve ser entendido simplesmente como uma decoração. Ele é muito mais do que isso, é especialmente uma forma de comunicar idéias e guiar as possíveis ações do usuário. Principalmente a página inicial.


O projeto visual de um site deve valorizar a navegação

Na prática, a criação do projeto visual ocorre em conjunto com o desenvolvimento do sistema de navegação. Também é importante fazer uma pesquisa com usuários, conhecer suas capacidades técnicas e seus interesses, além de conhecer as soluções que outros sites oferecem.

Finalmente, é necessário saber como será o processo de manutenção e atualização do site, para poder criar um projeto que facilite o processo de gerenciamento.


O impresso é exemplo para elaboração de um design atraente

Assim como na edição de impressos, o design deve ser capaz de criar uma identidade visual para o site, de forma a sempre poder orientar o usuário sobre onde ele está e como fazer para continuar navegando. O design deve ser atraente e ao mesmo tempo proporcionar uma navegação intuitiva, sem entretanto oferecer páginas poluídas ou com excesso de recursos técnicos.


O webdesigner precisa atrair o leitor

A programação visual de um site é definida também a partir do interesse do leitor. O webdesigner é o responsável por organizar informações na home page e incentivar o leitor a navegar pelo webjornal. Portanto, webjornalista, estimule-o a isso!


É importante interagir com o usuário

Os projetistas gráficos da web devem ter em mente antes de tudo a forma pela qual o usuário irá interagir com o site e o que fará a seguir. O design deve facilitar a navegação dos usuários.


É preciso testar o projeto visual antes de colocá-lo no ar

Os webdesigners devem testar os projetos com diferentes plataformas computacionais (Windows 95, 98, 2000, XP etc.), pois as restrições de largura de banda e da linguagem HTML podem gerar problemas de configuração.


A Web requer uma diagramação funcional

Outro ponto importante é a diagramação de matérias na Web. Em geral, cada texto é publicado em uma página. Como a leitura na tela do computador é mais difícil, torna-se indispensável aos jornais ter a opção de imprimir os textos.


Como usar imagens sem comprometer a velocidade de carregamento do webjornal?

Segundo o jornalista André Manta, autor do Guia de Jornalismo na Internet, "os melhores layouts de jornais e revistas digitais são aqueles que dispõem os elementos textuais e visuais de forma clara e funcional, facilitando a leitura e o acesso às informações.

O uso excessivo de recursos gráficos e multimídia, no entanto, pode comprometer a velocidade de carregamento das páginas. Quanto maior o número de gravuras, ilustrações, fotografias, animações e trechos de áudio e vídeo, maior será o tempo que o browser vai levar para carregar os documentos". Mas, nem por isso, deixe de usar esses recursos. Apenas tenha bom senso.


Imagens: é preciso ter cuidado com os excessos!

Não se deve fazer uso de imagens em excesso para que os documentos não demorem a ser carregados pelo browser. Insira um menu de navegação em todas as páginas para que seja possível ir de um ponto a outro sem passar por muitos níveis de hipertexto. Utilize também um layout padrão para todas as seções.

posted by Iris • IFD @ 10:07 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner