sábado, outubro 02, 2004


Uma impressão correta

Aplicativos ou Softwares - Procure trabalhar com programas específicos e direcionados para a Área Gráfica de Pré-Impressão como:

PageMaker, InDesign, QuarkXpress: para trabalhos de diagramação como revitas, jornais, livretos e etc.

Corel Draw, FreeHand, Illustrator: para trabalhos de imagens vetoriais (desenhos) CD´s, encarte, panfletos, folder´s e etc.

Photoshop: : para trabalhos de fotos como efeitos, fusões, tratamento,correção de cor e etc. Não utilize programas do tipo Word, PowerPoint, Excel, pois são voltados para as áreas administrativas de uma empresa, o que tendem a prejudicar o trabalho, tanto na disposição do material como nos efeitos, cores e etc. Imagens - Para os serviços coloridos observe se suas imagens estão em CMYK, devendo ter uma resolução de 300 dpi, e de preferência, já no mesmo tamanho que serão aplicadas. Preferencialmente no formato TIFF (método mais flexível e confiável de gravar imagens definidas como mapa de bits) e no formato EPS (ideal para gravar arquivos vetoriais). Outros formatos de arquivo/imagens podem comprometer a qualidade da imagem.

Cores - Tenha certeza de que todo o seu trabalho (fios, imagens desenhos, etc.) esteja nas cores de processo CMYK ou em Pantone, se houver cor especial. Em hipótese alguma trabalhe em RGB, para que não haja nenhum inconveniente na pré-impressão ou mesmo na geração de provas de cores.

Criando imagens - Normalmente as imagens ou logotipos criados podem ser salvos ou mesmo exportados em formatos TIFF ou EPS. Quando das imagens totalmente em bitmaps, aconselhamos serem salvas no formato TIFF, e quanto a imagens ou logotipos criados em vetores, aconselhamos que sejam salvos ou exportados no formato EPS, pois não perdem suas características vetoriais. OBS: Antes de salvar ou exportar imagens que contenham fontes/tipologia, converta-as antes em curva/vetor, assim esta imagem pode ser aberta sem nenhum problema em qualquer computador pela área de pré-impressão.

Fonte ou Tipologia - Sempre que enviar arquivos abertos envie também o arquivo da fonte (tipologia) utilizada e de imagens (caso haja no serviço). Recomendamos também o uso de fontes Tipo 1, de fornecedor qualificado, Adobe, Agfa, etc, por apresentarem resultados mais previsíveis que as demais, caso o arquivo esteja finalizado e não necessite de alteração de textos converta as fontes em curvas assim este trabalho pode ser aberto em qualquer computador sem problema algum, agilizando o processo de pré-impressão.

Textos - Todos os Aplicativos/Softwares tem recursos nas fontes, forçando quanto a negritar, espaçar, etc. De preferência não utilize estes recursos do software pois geram conflitos na saída dos serviços pela pré-impressão. Utilize a fonte no seu formato padrão, exemplo: Arial(normal), Arial Black, Helvetica, Helvetica Light, Helvetica Condensed, Futura Condensed Light, etc.

Sangria - Todas as Imagens (desenhos, fotografias, fios, etc), cujos limites cheguem a tocar na margem da página, devem ser ampliados de modo a ultrapassar o limite da página em pelo menos três milímetros. Esta compensação é para o corte final do material, evitando assim bordas brancas inesperadas junto às bordas das páginas. Recomendamos também que o texto tenha uma área de três milímetros antes de chegar no corte para possíveis excesso de refile, evitando o corte de informações necessárias ao impresso.

Link - Confira se todas as imagens estão com os links (imagens anexadas ao arquivo) corretos e atualizados. De preferência, não utilize nomes longos e não faça uso de caracteres especiais, como *;/;\:#;-... Não altere os nomes dos arquivos depois que eles forem lincados.

Printer - Envie sempre uma prova (printer Colorida ou PB) atualizada do arquivo, para que a gráfica possa fazer a conferência do serviço ao recebê-lo.
Gravando arquivos - Organize os arquivos em pasta ou diretórios dentro da mídia, se necessário, como por exemplo: CAPA; PAGINAS; FONTES; IMAGENS...

Fonte: Pouchain Ramos

posted by Iris • IFD @ 8:09 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner