terça-feira, maio 10, 2005


O trabalho de um Designer grafico

Saiba o que envolve a criação de um projeto gráfico ou visual e no que consiste o trabalho de um designer gráfico.

materia luis lago

Criação
Projeto gráfico, design gráfico ou conceituação. A primeira etapa é onde se estabelece a concepção gráfica ou visual. É o desenvolvimento do partido que se irá tomar, formando a base de sustentação da idéia, a partir da solicitação (briefing) do cliente.

Constitui dessa fase:
Pesquisa das possibilidades e potencialidades do projeto, análise de estratégia de comunicação que se adeque às necessidades da empresa/produto, elaboração de layouts, comentários, amostras, modelos e materiais que facilitem a visualização.


Finalização/Artes
Desenvolvimento, elaboração ou realização. A partir da aprovação dos layouts preliminares desenvolve-se o trabalho para a reprodução em qualquer sistema ou meio.

Constitui dessa fase: arte finalização, editoração, tratamento de imagens, provas para a primeira revisão, acertos e ajustes, com aprovação por escrito do cliente. Preparação dos disquetes e originais para bureau/serviços de impressão.


Serviços Complementares
Todos os elementos necessários que complementarão a obra, quer sejam realizados por terceiros ou pelo designer:
Recomenda-se que sejam cobrados à parte da criação e finalização: ilustração/ fotografia, modelo/gráficos/desenhos estruturais/ vinhetas/ redação/ tradução/ pesquisa/ análise/ consultoria e outros serviços complementares.
Saída em filmes/fotolito e realização de provas de pré-impressão.
Impressão,acabamento e entrega.

Acompanhamento técnico/produção gráfica
A produção gráfica corresponde à administração, supervisão e coordenação dos serviços de terceiros contratados para a realização do projeto.
Os honorários desse serviço são comumente remunerados por percentual sobre os custos dos fornecedores.

Serviços Extraordinários
Tudo que aumenta, dificulta, desvia o processo natural do desenvolvimento do trabalho:
Modificação de etapas do trabalho já realizadas e aprovadas, projetos e desenvolvimentos adicionais, etc. devem ser cobrados à parte.

materia tirada do site http://www.luislago.hpg.ig.com.br/criacao.htm

posted by Iris @ 11:28 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner