quinta-feira, junho 30, 2005


E-mail marketing faz sentido, apesar do spam

Nosso amigo fez um teste radical: desligou todos os filtros contra spam por um mês e viu que a coisa é muito pior do que acreditava. Ainda assim, defende o e-mail marketing como ferramenta poderosa e legítima.

materia de: Helton Falusi

No início de 2005, quando voltei de uma merecida semana de descanso, resolvi testar efetivamente o que recebo de spam na minha caixa de e-mail. Desabilitei todos os filtros diretamente no servidor, e outros que existiam no programa de correio. Resultado: recebi tudo e mais um pouco.

Ao final do mês de janeiro, minhas expectativas foram superadas em número infinitamente maior, vejam só:

0 Apaguei diretamente através do webmail, pouco mais de 3.000 mensagens indesejadas;

0 Apaguei mais de 500 mensagens que recebia durante o dia com o programa de correio aberto;

0 Totalizando, durante janeiro de 2005 foram mais de 3.500 mensagens (spam) que recebi em uma das minhas contas de e-mail. Isso é um número absurdo e espantoso, que me deixou realmente assustado.

Comecei então a refletir mais sobre o assunto e tentar explicar de forma coloquial como isso funciona. Vamos comparar com uma televisão. Esta não é das formas de lazer mais interessantes do mundo, e por regra nunca vai agradar 100% da população, porém se você tem o controle remoto, pode mudar de canal, ou ainda desligar TV e não assistir aos programas que considerar chatos.

Se existisse spam na televisão, ele seria mais ou menos assim:

Você acha o programa X chato e muda para outro que realmente gosta. Em dado momento a TV simplesmente mudaria do seu programa e jogaria você para aquele canal que não gosta, e isso aconteceria pelo menos 10 vezes durante o seu dia. Se resolvesse desligar a TV, na próxima vez que a ligasse, teria todo o programa chato gravado e esperando para você assistir.

Spam é mais ou menos isso, ou seja, uma forma de comunicação invasiva, sem qualquer controle sobre a freqüência, horários e conteúdo de mensagens que recebe diariamente. E por que incomoda tanto??

Tenha uma conversa com o Help Desk de qualquer data center ou provedor, e pergunte o que gera maior estresse. E quase 100% deles responderá que se o servidor de e-mail cair, todas as linhas ficarão ocupadas. Isso acontece porque o grande triunfo da internet ainda é o e-mail, ninguém mais vive hoje sem uma caixa postal eletrônica. Ele é fácil, rápido, e muito barato.

Com este mercado, surgiram os spammers, maus profissionais que criaram ferramentas para fazer o disparo de milhões de mensagens eletrônicas, e que cada vez mais aumentam sua atividade, pois como apontam as pesquisas da Email Systems, de novembro de 2004 até janeiro de 2005 o recebimento de spam aumentou em 40%.

Ou seja, mesmo após a entrada em vigor da lei anti-spam americana, o número dessas indesejáveis mensagens continua grande. Estima-se que hoje 80% do que recebemos seja spam. Isso mesmo! De cada 100 mensagens, 80 não são relevantes para o seu dia a dia.

Para piorar, além de propaganda, estamos recebendo mensagens falsas que contém vírus, ou que visam capturar nossas senhas de banco, dados pessoais, e por aí vai.



Diante desses números, eu deveria ser um dos mais céticos com relação ao e-mail marketing, porém ainda vejo uma luz no fim da rede. Temos muitos exemplos de casos de sucesso de empresas que conseguiram ótimos resultados através de e-marketing, e tentarei apresentar alguns detalhes que podem fazer toda a diferença para aqueles que procuram uma forma interessante de atingir o seu cliente.

0 O e-mkt deve ser antes de tudo, claro, objetivo e agradável, pois hoje as pessoas têm cada vez menos tempo de assimilar informações;

0 Através da tecnologia, devemos deixar que o cliente escolha quando e com que freqüência deseja receber o informativo;

0 Da mesma forma, devemos permitir que ele não receba o que não deseja. Isso é condição sine qua non para garantir o respeito perante o cliente; 0 As empresas devem ter em mente que o e-mkt segue as mesmas regras de qualquer propaganda, ou seja, não adianta uma metalúrgica anunciar em uma revista feminina;

0 Nunca funcionará atingir 1 milhão de pessoas fora do seu perfil. Deve-se procurar um mailing com mil e-mails que sejam de potenciais clientes;

0 Fazer um trabalho sério de identidade visual é recomendável, pois a primeira coisa que fazemos quando recebemos mala-direta em papel com péssima qualidade e informações difíceis de serem assimiladas, é jogar o mesmo no lixo. E-mail funciona da mesma forma, e em ambos os casos, é a imagem da empresa que está abalada;

0 Evitar fazer envios com campo "para" vazio. O ideal é que cada mensagem seja enviada apenas para um usuário. Isso também diminui a chance dessas mensagens serem barradas nos filtros;

0 Evite usar animações em Flash ou scripts java, pois o firewall pode barrar o seu e-mkt por considerá-lo malicioso ou perigoso.

No resultado final desse duro embate, acho que o e-mail marketing bem direcionado levará sempre vantagem, mas no momento em que estamos, somente a tecnologia pode nos salvar do spam. Os filtros são a única chance hoje de ter um pouco de paz.

As leis infelizmente ainda não surtiram os efeitos esperados lá fora, e no Brasil a coisa é sempre mais complicada, demorada e no final pouco aplicada de acordo com o que está escrito. Lembre-se do código nacional de trânsito.

Aqui entra principalmente a ética das empresas que desenvolvem soluções para seus clientes. Precisam, antes de tudo, agir de forma íntegra e apresentar soluções que ajudem ao cliente e que não manchem a imagem dele. [Webinsider]

posted by Iris • IFD @ 3:28 PM

10 Comments:

Blogger tweedledeetweedledum said...

This blog is awesome! If you get a chance you may want to visit this cad software site, it's pretty awesome too!

12:49 PM

 
Blogger tweedledeetweedledum said...

This blog is awesome! If you get a chance you may want to visit this best movie download site, it's pretty awesome too!

9:11 AM

 
Blogger Clickbank Mall said...

Reserve now your Uffizi Tickets costi

6:22 PM

 
Anonymous cheap canadian domains said...

Hey Tygra, I was just searching for some info on barrie web hosting and I came across your site. Although this post is not 100% of what I was looking for, I found your blog quite interesting when searching for barrie web hosting and have bookmarked it.

10:15 PM

 
Blogger Brian said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a katrina safelist site/blog. It pretty much covers katrina safelist related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

5:40 PM

 
Blogger Infactahost.com said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a marketing branding site/blog. It pretty much covers marketing branding related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

11:05 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Add tons of new subscribers to your newsletter automatically using this amazing package of proven software solutions.time tracking softwaretime tracking software

5:01 AM

 
Blogger GS said...

Hey here is a site that actually gives away FREE tickets to Las Vegas shows. They have other useful information regarding Las Vegas getaways and Barbara and Frank tickets Check it out Barbara and Frank tickets

3:10 AM

 
Blogger betterlovemaking said...

I enjoyed reading your blog. There is a lot of useful information about turnkey web site in it. We offer Turnkey Websites and Reliable Hosting. We also provide a blogging service that will help your site get indexed fast and keep the search engines visiting your site. Click here for more information about turnkey web site.
Thank you
TWP Admin

11:02 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Need car advertisingBest deal on the net

9:03 AM

 

Postar um comentário

<< Home



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner