domingo, julho 31, 2005


O que é Endomarketing?

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações.

É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.

Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

E "vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

Saul Bekin cunhou o termo Endomarketing em 1995 e em seu livro "Conversando sobre endomarketing" discorre, de maneira leve e didática, sobre quase todos os elementos do que Philip Kotler em "Administração de marketing" chamou de marketing interno das organizações.

A comunicação empresarial assume cada vez mais uma intensidade global, nos compelindo a gerar e repassar informações de nível corporativo para os diversos públicos com que a empresa se relaciona, a começar pela imprensa, passando pela comunidade, clientes, demais parceiros da cadeia produtiva e da própria organização empresarial, principalmente funcionários.

Ao nos lançarmos em busca de referenciais globais de qualidade - como certificação ISO 9000, por exemplo - nos damos conta da importância do envolvimento dos funcionários nesses processos. E aí a comunicação interna é convidada a desenvolver mecanismos que agilizem e tornem possível essa integração dos funcionários com as mudanças que estão acontecendo dentro das empresas.

Tudo isso nos faz repensar a atividade de comunicação empresarial mais especificamente voltada para o público interno, com uma pergunta bastante simples, cuja resposta pode não ser tão fácil de obter: nossos funcionários estão felizes? Altruísmos à parte, isto acaba se refletindo no clima organizacional e na qualidade dos produtos e serviços da empresa.

Em vez de meras ferramentas para as empresas atingirem seus objetivos, a comunicação interna também pode e deve se propor a ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes em seu ambiente de trabalho onde, em tese, passam pelo menos um terço de suas vidas.

As pessoas nas organizações possuem necessidades muito específicas e são atingidas pela comunicação de maneira direcionada, mais explícita do que normalmente acontece com o consumidor comum.

Se imaginarmos que as organizações são aglomerações humanas, com interesses comuns e também divergentes, eis a complexidade que reveste a administração de pessoas e o conseqüente direcionamento do endomarketing para a obtenção dos resultados esperados.

A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing como uma estratégia de Recursos Humanos.

O endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, obtendo significativos resultados para as empresas e, também, atraindo e retendo clientes externos.

Afinal, funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contra-propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão "vendê-la" para o cliente externo.

Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação do funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde atuam. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.

O funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe.

O endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma conseqüência do endomarketing.

Pode-se imaginar o quanto o endomarketing é importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. E o quanto representará para as empresas que souberem estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto-atendimento oferecido aos seus mercados.

materia de: washington.sorio@globo.com

posted by Iris • IFD @ 10:59 PM

13 Comments:

Blogger cash at home said...

Hello, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!
I have a opt in email marketing site. It pretty much covers opt in email marketing related stuff. Check it out if you get time :-)

8:55 PM

 
Anonymous Anônimo said...

I discuss this topic daily myself. I also have a website that talks about small business resource association related things. Go check it out if you get a chance.

6:04 AM

 
Blogger Turnkey Builder said...

Market oi millions with blogblastermarketing degreemarketing degree
Please go to http://ww.blog-masters.net

12:16 AM

 
Blogger Brian said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a search engine marketing firm site/blog. It pretty much covers search engine marketing firm related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

6:35 AM

 
Blogger Brian said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a free opt in mailing list site/blog. It pretty much covers free opt in mailing list related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

8:04 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Wow, I really like this one. I have a website that talks mostly about list opt public You should check it out sometime.

11:32 PM

 
Blogger Brian said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a downline payout payplan safelist site/blog. It pretty much covers downline payout payplan safelist related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

12:30 PM

 
Anonymous Anônimo said...

If you would just take your time to know your way around, you could discover

2:18 PM

 
Blogger Dotmotor said...

I find your thoughts very interesting. Perhaps your readers might find email marketing software interesting.

11:47 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a bulk email marketing services site/blog. It pretty much covers bulk email marketing services related stuff. Plus you can advertise to billions using our bulk email marketing services tools.

Come and check it out if you get time :-)

9:54 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a **Marketing strategies**blog. It pretty much covers Marketing Strategeis articles related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

8:02 PM

 
Anonymous Anônimo said...

You'll receive Valuable how-to Lessons, Millions and Millions of FREE Ads, and High in Demand Software Applications

9:16 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Do you need traffic? would you like to make money instead of lose money?check out this sitesearch engine advertising

5:54 AM

 

Postar um comentário

<< Home



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner