segunda-feira, setembro 19, 2005


SMS Marketing e Mobile Business

Depois do uso da internet aplicada aos negócios (e-business), quais seriam as próximas tendências de maior impacto nos processos de negócio das empresas?

Uma delas é, com toda a certeza, a convergência entre a Internet e a telefonia móvel (comunicação sem fio), processo que vem sendo chamado no meio empresarial como mobile business ou m-business.

A diferença é simples, mas muito significativa: no e-business, temos um modelo centrado no PC, ou seja, o usuário vai onde o computador está. Já no m-business, é o computador que está onde quer que o usuário vá, ou seja, um modelo totalmente centrado no usuário.

O m-business já começou

Muitas empresas já estão obtendo resultados importantes com o m-business. O segredo para sair na frente está em alavancar os investimentos já realizados em infra-estrutura para internet, estendendo o alcance das aplicações e conteúdos baseados na Web. O que antes só era possível de ser acessado através de um desktop plugado à rede, deve ser atualizado para ser distribuído para uma variedade de dispositivos móveis.

Para entender como isto é possível, basta fazer uma analogia com a evolução da internet nas empresas. O primeiro estágio da internet foi a troca de mensagens através de e-mail, uma aplicação simples, mas poderosa, tanto que é utilizada até hoje. Da mesma forma, no caso do m-business, tudo começa com a troca de mensagens curtas (de até 160 caracteres) através do celular, um serviço conhecido como SMS (Short Message Service). É nesta aplicação simples, a mais utilizada em todo o mundo, que começa a convergência da internet com a telefonia móvel.

A segunda fase é a capacidade de acessar e recuperar informações da Web. Isto pode ser feito via SMS ou através de um dispositivo móvel capaz de manter uma conexão em tempo real com a Internet. O problema é que a informação que está na Web não é adequada para ser acessada por dispositivos móveis como telefones celular e PDAs (ou a combinação dos dois, os chamados smartphones). O segredo neste estágio é como tratar estas informações.

O último estágio é onde ocorrem as transações comerciais através do canal móvel. Consideram-se aqui as transações com clientes (m-commerce) ou com colaboradores (o fechamento de uma ordem de serviço, por exemplo). É nesta fase que ocorrem as principais mudanças nos processos de negócios da empresa. Uma companhia área, por exemplo, pode fazer o check-in de seus passageiros no estacionamento do aeroporto. Isto exige adequação dos processos de negócio atuais e treinamento dos colaboradores.

É importante que as empresas comecem a entender como estes três estágios vão influenciar os processos de negócios atuais, que oportunidades eles trazem, as tecnologias envolvidas em cada etapa e, o mais importante, de que forma eles devem ser conduzidos pelas empresas para criar estratégias de negócio “sem fio”.

Autor: Rodrigo Leal é diretor de negócios da Vola Brasil, empresa que disponibiliza infra-estrutura e ferramentas de SMS e m-business.
Fonte: http://www.wbibrasil.com.br

posted by Iris • IFD @ 12:39 PM

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Great Blog! A real pleasure to read! Do you know that Traffic Portals will really boost your conversion rates and generate exclusively yours leads? We offer VOIP webinars - Marketing Courses Using Web Conferences about Traffic Portals I also have a website that talks about various high profile topics such as Retirement and includes an eBusiness Directory. I also would like to tell all of you reading this terrific blog about Retirement that should you be in need of a terrific host for a serious eCommerce Website that www.Kiosk.ws is Awesome Hosting value! They have the best online support team for all of your technical questions and a 3 minute emergency pager too. Looking to start your own affiliate program? They have an excellent script for you! They give you $70,000 dollars worth of software to build just about any type of e-commerce website you need! Go check it out if you get a chance. You can make more money than you spend and Create Free Will for Yourself! Again, Great Blog! Thanks. The info on Retirement Sooner was very informative!

7:58 PM

 
Blogger Living in Thailand said...

Nice site maybe we can do something!Free SMS and Free Fax

6:58 PM

 

Postar um comentário

<< Home



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner