quarta-feira, setembro 14, 2005


Você esta na Internet... E Agora??

Como fazer para que seu Web Site se torne conhecido? Como fazer para que as pessoas visitem sua empresa na Internet? Como realizar negócios pela Internet? Para tudo isso você precisa não só divulgar seu Web Site, mas também realizar pesquisas, analisar resultados, ou seja fazer Web Marketing. Esse trabalho deve ser feito tanto na própria Internet, como fora dela e deve abranger todas as fases e processos envolvidos no site.

Especificamente na Internet, observa-se que existem diversas empresas se propondo a fazer Home Pages. No entanto, o que quase todas fazem é somente desenvolver o site e providenciar um provedor de acesso para sua publicação. Depois disso, na maioria das vezes você fica entregue a própria sorte. E quando se fala de Marketing na Internet, na maioria das vezes está se falando em publicidade, ou seja a divulgação de determinado site. A proposta de uma empresa de Web Marketing não deve ser só isso, é sim mais ampla. Deve se desenvolver ações que transformem as expectativas dos clientes em resultados efetivos, de acordo com as características de seu negócio.

Por falar em efetivo, você sabe o que é ser efetivo? Efetividade é a junção de duas palavras: eficácia e eficiência. Eficácia significa fazer a coisa certa e eficiência significa fazer certo a coisa. Portanto, efetividade é fazer certo a coisa certa. Mas o que isso tem a ver com Marketing na Internet? Tudo, pois para alcançar os objetivos definidos, alguns fatores básicos como por exemplo: informações precisas, planejamento correto, projeto adequado, execução supervisionada e uma constante avaliação dos resultados obtidos são fundamentais.

Então fazer Web Marketing é procurar explorar ao máximo as oportunidades, de acordo com um planejamento básico tipo:

Para quem? (Público alvo)
O quê? (Bem ou serviço sujeito a aceitação de mercado)
Quem faz o quê? (Determinar tarefas para os profissionais envolvidos)
Como? (Qual a melhor solução a ser utilizada)
Quanto? (Planejamento de quantidade mínima em estoque)
Quando? (Cronograma das atividades)

As fases são as seguintes:

Estabelecer objetivos
Determinar as alternativas
Identificar os recursos necessários
Selecionar a alternativa
Implantar a alternativa escolhida
Constante avaliação dos resultados

Muitas empresas já estão tirando proveito das potencialidades do data base marketing. Os profissionais envolvidos nesse processo devem estar cientes das mudanças geradas pela Internet e pelas compras e/ou consultas realizadas eletronicamente. Alguns negócios, se não estão ameaçados, pelo menos serão diferentes no futuro. Cada vez mais consumidores usarão a Internet para, sem terem que se deslocar às lojas, compararem preços e características dos produtos, fazerem encomendas a qualquer hora e solicitarem a opinião de outros consumidores. Um aspecto interessante é que pode-se iniciar novos negócios com um capital relativamente baixo. Além disso é possível vender no mercado global, testar e alterar rapidamente a oferta, a mensagem ou o preço, recebendo e respondendo sugestões, bem como mais prontamente a pedidos de informações ou queixas.

Para sobreviverem nesta economia de mercado global, as empresas devem estar preparadas para dominar o Web Marketing, que bem aplicado, permite estabelecer novos canais de venda, facilitando o Marketing de um para um, reunindo informações sobre os clientes e criando canais interativos para a resolução de problemas e questões.
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Dica de leitura: (clique na imagem para mais detalhes)


Marketing Estratégico na Internet
TOM VASSOS

posted by Iris • IFD @ 5:20 PM



 

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