segunda-feira, outubro 10, 2005


Be-a-bá do marketing online

A questão-chave a ser respondida antes de se iniciar ou migrar qualquer negócio para a Web é: "qual o propósito de estar online?" Depois disso, vem o planejamento - a fase de verificar o contexto atual do mercado onde a sua empresa está inserida; quem são seus clientes; os principais concorrentes; quem é e onde encontrar o seu público-alvo; as oportunidades atuais; e, finalmente, as perspectivas de retorno.

Para realizar um bom planejamento, também é importante realizar pesquisas de mercado para saber se o seu produto e/ou serviço terá a aceitação do público internauta. Se você não puder oferecer algo realmente inovador, agregue pelo menos um diferencial ao seu produto e/ou serviço. Agora, quando o site entrar no ar, será a hora de se preocupar com duas grandes metas: atrair visitantes e, naturalmente, transformá-los em usuários fiéis. Vamos a algumas dicas objetivas:

Como atrair usuários

Insira o site de sua empresa nas principais ferramentas de busca da Internet. Vários estudos concluem que a maioria dos internautas obtêm o endereço de um site através de pesquisa na própria Internet. No entanto, simplesmente cadastrar o endereço da empresa nos mecanismos de busca não é garantia de divulgação. Um estudo da NEC Research Institute mostrou que um site leva em média seis meses para ser indexado num mecanismo de busca.

Portanto, não se esqueça de incluir os meios de comunicação tradicionais na estratégia de marketing do seu negócio online. Divulgue a imagem da empresa, inserindo o endereço do site e/ou e-mail em anúncios de televisão, rádio, revistas, jornais (estas duas últimas permitem ainda o envio de material publicitário para o seu público-alvo), cartões de visita, papéis timbrados, canetas, chaveiros, mouse pads, camisetas, envelopes, páginas amarelas, veículos de sua empresa, portas de táxis, traseiras de ônibus etc. Além de aumentar as chances de divulgação, essas ações ajudam a transmitir uma idéia de modernidade.

Promova um Programa de Afiliados (Affiliate Program). Várias gigantes como a Amazon foram construídas com base nessa estratégia. Geralmente, o cliente se cadastra no site de uma empresa que oferece esse tipo de serviço e recebe instruções para acrescentar um link ou banner (imagem, animada ou não, contendo mensagens publicitárias) no seu site. A cada pessoa que clicar nesse banner e realizar uma compra, o conveniado receberá uma porcentagem sobre o valor gasto na compra.

Outra modalidade de afiliação consiste na troca de banners. O parceiro ou afiliado divulga um banner de determinada empresa em seu site, e, em contrapartida, o banner do parceiro é divulgado no site desta empresa. A promoção dessa estratégia de marketing faz com que o parceiro tenha motivação para "correr atrás" de potenciais clientes para a sua empresa.

Anuncie nos classificados online! Escreva um anúncio utilizando frases curtas e palavras de ação. Não se esqueça de inserir o endereço de sua empresa na Internet e o e-mail para contato.

Procure tornar-se um líder em conteúdo sobre algum assunto específico. Além dessa liderança atrair clientes, fará com que empresas que tenham relação com o tema procurem seu site para anunciar. Anuncie também em sites que ofereçam conteúdo para o seu público-alvo;

Comece sua divulgação em âmbito local e, depois, parta para uma estratégia de marketing mais agressiva.

Ofereça algo permanentemente GRÁTIS! Desenvolva uma base de dados de informações sobre seus visitantes através do envio de brindes (camisetas, chaveiros, ímãs de geladeira, mouse pads, catálogos etc.) mediante o preenchimento de formulários.

O seu site deve estar sempre em movimento. Portanto, crie concursos, jogos, brincadeiras e competições.



Como fidelizar os visitantes

Seja ágil! O site de sua empresa deve estar sempre atualizado e ser capaz de fechar o máximo de negócios sem a necessidade de operações offline.

Publique um boletim online ou e-zine (revista eletrônica) sobre um tópico relacionado ao seu negócio. Estimule os visitantes a assinarem o informativo e anuncie-o em outras publicações online relacionadas com o público-alvo do seu interesse.

Disponibilize FAQs (Frequently Asked Questions), a fim de prestar todas as informações necessárias no próprio site, evitando futuras intervenções.

Entregue ao cliente o que ele quer, no prazo e local combinados. Parece simples, mas muitas empresas se esquecem desse detalhe fundamental. Além disto, entregue o produto com nota fiscal, responda aos e-mails dos internautas, deixe claro qual o custo total das vendas com frete e impostos.

Transmita credibilidade respondendo a todos os e-mails em no máximo 48 horas. Não esqueça que o principal para conquistar e manter clientes é tratá-los de forma individualizada, dando a eles total atenção. Os internautas, em sua grande maioria, são compradores exigentes, bem informados, com alto poder aquisitivo e acostumados a serem bem tratados nos lugares que freqüentam. Então, não ofereça apenas um produto e/ou serviço, mas toda uma filosofia de acompanhamento, empatia, relacionamento e respeito. Enfim, trate cada um dos seus clientes como "O" cliente e não apenas como "Um" cliente.

É preciso estar sempre atualizado, não ter medo de ousar, de criar situações novas e de moldar seus negócios conforme as exigências do mercado. É preciso ser versátil. As empresas que ainda não refletiram sobre a importância de desenvolver estratégias de marketing num ambiente global, com mais de 600 milhões de potenciais consumidores no mundo todo - 7,97 milhões só no Brasil - e mais de 500 milhões de sites, estão com os dias contados.

autora: Alessandra Colla Soletti
fonte: http://www.igpromo.com.b


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Dica de Leitura: (clique na imagem para mais detalhes)



Marketing de Guerrilha com Armas Online
CHARLES RUBIN | JAY CONRAD LEVINSON

posted by Iris • IFD @ 10:46 AM

12 Comments:

Anonymous Zilá said...

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