segunda-feira, abril 03, 2006


Metodologia

Para desenvolver soluções de design, não bastam criatividade e habilidade. É preciso ter uma forma organizada de trabalho, que permita ao cliente acompanhar - e compreender - o processo do design.

A Associação dos Profissionais em Design do RS formou uma comissão para desenvolver uma metodologia aplicada a projetos de design, fruto de uma discussão constante da Apdesign.

A Rede Gaúcha de Design adotou esta metodologia como linha mestra para a sua prestação de serviços:
A Demanda

Identificação da Demanda Identificação da Demanda [ Contato designer x cliente]

Contato entre o cliente e o designer, onde este avalia as necessidades do cliente, identificando com clareza a natureza de sua demanda, a abrangência do projeto, os prazos, verba disponível e todas as informações pertinentes ao desenvolvimento do trabalho.

Proposta Comercial Proposta Comercial [ Elaboração e apresentação ao cliente ]

A elaboração da proposta comercial deve considerar todos os aspectos levantados no primeiro contato com o cliente. A redação deste documento deve explicar de maneira clara e objetiva todas as responsabilidades de ambas as partes, definindo o objeto da proposta, a metodologia do trabalho, prazos, honorários e formas de pagamento.

Inicia-se o Projeto Proposta Aprovada? [ Inicia-se o Projeto ]

Uma vez definido, por comum acordo, o texto final com as condições da proposta comercial, o cliente deverá assiná-la, firmando assim um acordo ou contrato de prestação de serviço.

O Projeto

1. PLANEJAMENTO
Briefing do Projeto Briefing de Projeto [ Reunião com cliente e Roteiro de briefing ]

Etapa fundamental para o desenvolvimento de trabalho, o briefing, fruto de uma reunião do designer e o cliente, deve ser construído por ambos e deve contemplar todos as informações objetivas e subjetivas, os condicionantes e os limitantes do projeto. O briefing deve responder qual o OBJETIVO do trabalho, deve descrever os problemas que indicam a necessidade do projeto e os possíveis benefícios com a sua implantação.

Cronograma Cronograma

Após a construção do briefing, deve-se determinar o cronograma do desenvolvimento do trabalho com a indicação das datas de conclusão de cada etapa do projeto, bem como os dias programados para as reuniões de apresentação ao cliente.
Levantamentos e Investigações Levantamentos e Investigação

A etapa de levantamentos visa conhecer todos os dados relativos ao contexto do trabalho e deve confirmar as informações descritas no briefing. Nesta etapa todas as fontes de informação possíveis devem ser investigadas a fim de que todos os dados relativos ao projeto sejam reunidos para análise.

Análise de Informações Análise das Informações [ Relatório Conclusão para cliente ]

Etapa de organização da informação. Armazenam-se todos os dados relevantes e descartam-se os dados menos importantes.

2. DESENVOLVIMENTO

Conceituação do Projeto Conceituação do Projeto

Esta etapa prevê o desenvolvimento do conceito do trabalho que se manifesta através da definição do posicionamento, da personalidade, e das características gerais do projeto. Este conceito deve ser expresso em palavras, imagens e desenhos que representem e determinem a idéia mestra do projeto. É a etapa que condensa o processo de projeto. É o espaço da síntese, dos princípios norteadores de todo o projeto.

Estudos Preliminares e Aprovação do Cliente Estudos Preliminares e Aprovação do Cliente

É na etapa dos estudos preliminares que se materializam em textos e em desenhos esquemáticos, ou esboços (“roughs”), as características conceituais (formais, cromáticas, funcionais, etc.) que deverão ser incorporados no projeto, para que se atenda aos problemas detectados nas fases anteriores. É o momento no qual as diretrizes conceituais e visuais enfrentam a realidade do problema em seus principais aspectos, para que deste enfrentamento surjam as soluções concretas. É a fase da proposição. Sugere-se uma reunião com o cliente para aprovação desta etapa.

Conceituação do Projeto Anteprojeto

Nesta fase materializa-se o conceito do projeto, define-se o design, as cores, as formas, as tipografias, a diagramação, o planejamento gráfico, os materiais, os acabamentos, ou seja, todos os aspectos que envolvem a solução final do projeto. Este processo leva a escolha de uma (ou mais de uma) opção projetual, que poderá ser representada através de um modelo (ou "layout") ou materializada através de uma maquete ou mock-up (tamanho natural) com materiais simulados. Necessita de aprovação do cliente.

Orçamento Preliminar de Custos de Produção > Aprovação do Cliente Orçamento Preliminar de Custos de Produção e Aprovação do Cliente

Se julgar necessário, o designer poderá apresentar ao cliente, junto com o anteprojeto, uma estimativa de custos de produção previamente solicitada aos fornecedores capacitados para a execução do projeto.

Projeto Final > Aprovação do Cliente Projeto Final e Aprovação do Cliente

É quando se define o processo executivo do projeto. Nesta fase descrevem-se todos os dados técnicos e referências gerais necessárias à produção do projeto. São os desenhos técnico-construtivos, são artes-finais, são os arquivos e documentos que serão interpretados pelos engarregados da produção do trabalho. É a fase de revisão final, é a fase da pré-produção. Nesta etapa também é necessária a aprovação do cliente.

3. PRODUÇÃO

Orçamento Final > Aprovação do Orçamento Orçamento Final e Aprovação do Orçamento

O designer deve apresentar o projeto aos fornecedores a fim de solicitar um orçamento final para execução/ produção do projeto. Sugere-se que esta solicitação seja feita no mínimo a dois fornecedores.
O cliente deverá aprovar previamente os orçamentos antes do início da produção.

Execução do Projeto Execução do Projeto

Etapa de produção do projeto. É quando o trabalho do designer se materializa. O desempenho do fornecedor é relevante para qualidade do projeto.

Execução do Projeto Protótipo

A fim de garantir a qualidade da execução, pode-se solicitar ao fornecedor uma prova de impressão ou protótipo. No caso dos projetos de design de produto, após a avaliação dos protótipos, é produzida a cabeça-de-série, que é a primeira leva de produtos com produção seriada.

Supervisão da Execução Supervisão da Execução

Durante a execução, o designer deverá acompanhar a produção a fim de supervisionar o trabalho dos fornecedores, comprometendo-se deste modo com a qualidade dos produtos finais que serão entregues ao cliente.

Entrega do Produto Final > Aprovação do Cliente Entrega do Produto Final e Aprovação do Cliente

Conclusão da produção. O designer deve acompanhar a entrega dos produtos finais ao cliente. É importante, neste momento, redigir um relatório de conclusão.

Documentação Documentação [ Registro do Trabalho ]

Etapa final do trabalho, onde o designer deverá documentar, arquivar, fotografar e incorporar o projeto ao seu portfólio.

fonte: http://www.rgd.org.br

posted by Iris • IFD @ 11:44 AM



 

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