segunda-feira, maio 08, 2006


Design de interação

Design de interação Ë uma sub-disciplina do design, que examina os comportamentos desenvolvidos, a inteligência em interações, assim como, a convergência de produtos,sejam no espaço físico ou virtual.

Ë referida por alguns acrônimos (do inglês, como: interaction design), abreviando "iD" ou "IxD".

O design de interação se desenvolveu como um campo de estudo em universidades dos Estados Unidos da América, como o MIT, a Carnegie-Mellon University, a Savannah college of art and design, o Institudo Ivrea de design de interação, a Universidade de Nova Iorque e o Royal College of Art

IxD é um mecanismo do design, baseado na experiência do usuário, que auxilia na relação entre pessoas e máquinas. Enquanto o design de interação tem uma firme base na teoria, prática e metodologia do tradicional design de interfaces, o design de experiência tem por foco definir os complexos diálogos, que ocorrem entre pessoas e mecanismos interativos de varios tipos - desde os computadores, comunicadores móveis até aplicações.

Designers de interação tentam criar produtos e serviços de boa usabilidade. Seguir os preceitos fundamentais do design centrado no usuário é a prática do design de interação. Baseado em um entendimento dos objetivos de usuários reais, funções, experiências, necessidades e desejos.

Aproximando-se de uma perspectiva centrada no usuário, visualizando a equilíbrio entre os desejos dos usuários finais com os negócios dos clientes e as capacidades tecnológicas, designers de interação proporcionam soluções para desafios complexos de design, e definem novos e evolutivos produtos e serviços interativos.

O sucesso de produtos no mercado depende de experiências de design de alta qualidade, envolventes e interativas. Um bom design de interação.

* efetivamente liga a interação de um sistema a sua funcionalidade
* define comportamentos que comunicam a resposta do sistema às entradas do usuário
* revela-se tanto em simples como em complexos organogramas
* informa usuários sobre mudanças no estado do sistema
* previne erros do usuário

Os designers de interação quase sempre trabalham em conjunto com especialistas em design gráfico, design de informação (ou arquitetura da informação), design industrial e pesquisas sobre usuários (usabilidade), podendo atuar em mais de um desses serviços ao mesmo tempo o foco principal é sempre em definir a interatividade.

A disciplina de design de interação produz serviços e produtos que satisfaçam questões e desejos específicos dos usuários, objetivos de negócios e restrições técnicas.

Designers de interação avançam seu campo explorando paradigmas e aproveitando oportunidades tecnológicas. Enquanto a capacidade dos dispositivos de interação evoluem e suas complexidades aumentam, e os praticantes da disciplina seguem em um papel importante, confirmando que a tecnologia evolui para o bem das pessoas.

Em resumo, fica essa definição:

* A estrutura e comportamentos de produtos e serviços interativos
* Interação de usuários com esses produtos e serviços




Dicas de Materia
- Afinal, o que é Design de Interação?
- O domínio do Design de Interação
- Design de interação: uma ecologia de interfaces
- Tecnologia e Interação
- É chegada a hora de um update profissional


Dica de Leitura
(basta clicar na imagem para mais detalhes)


Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador
JENNIFER PREECE | YVONNE

posted by Iris @ 1:20 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner