quinta-feira, maio 04, 2006


Marketing e Responsabilidade Social

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Também estão mais conscientes e seletivos. Agora querem mais do que preço, qualidade e bom atendimento. Hoje já é visível uma crescente cobrança da sociedade por atitudes mais éticas em todos os sentidos, inclusive nas práticas mercadológicas. E esta é uma tendência irreversível.

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial começou a ser praticado no Brasil na década de 90 e sugere que as empresas devem agir de forma ética e participar ativamente do desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas, promovendo o desenvolvimento da cidadania e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas (stakeholders). A responsabilidade social empresarial tornou-se, comprovadamente um fator de avaliação e preferência para investidores e consumidores – um diferencial.

Segundo pesquisas do Instituto Ethos, os consumidores esperam que as empresas tenham um comportamento ético e garantam a saúde e um tratamento justo dos trabalhadores. Para 86% do grupo denominado Formadores de Opinião, as atividades de uma empresa socialmente responsável "devem ir além do que as leis exigem". Para 83% deles, "as empresas deveriam ter a responsabilidade de ajudar a reduzir a distância entre ricos e pobres". A pesquisa aponta também para a tendência, observada desde o primeiro ano de sua aplicação, de que atitudes éticas e de responsabilidade social de uma empresa estimulam o consumidor a dar preferência aos seus produtos e a recomendá-los a seus amigos.

É importante esclarecer também que responsabilidade social não são (boas) ações isoladas e nem filantropia. Neste aspecto, antes de se auto-entitular “empresa socialmente responsável”, seria de bom tom que alguns critérios fossem observados. O Instituto Ethos, principal entidade neste assunto, no Brasil, sugere que para merecer este “título” as empresas devem atender a estes sete indicadores: (1) Valores e transparência, (2) Público Interno, (3) Meio Ambiente, (4) Fornecedores, (5) Consumidores e Clientes, (6) Comunidade e (7) Governo e Sociedade.

A prática de responsabilidade social deve ainda fazer parte da missão e da filosofia de trabalhado das empresas. A partir daí sim, elas podem, e devem, utilizar estratégias de marketing e de comunicação para valorizar a sua marca através dos benefícios que estas práticas agregam.

autor: Mário Ribeiro
fonte: http://www.tanomeio.com.br

posted by Iris @ 10:29 AM

3 Comments:

Blogger Cláudia Vau said...

Em boa hora! Bem haja o autor.

6:12 PM

 
Blogger Iris said...

ah uma outra coisa q gostaria de comentar - acho q esta historia de responsabilidde social é muito importante não só para empresas mas para todo mundo - outro dia chegou uma pessoa me pedindo um site para uma instituição que cuida de crinças com aids - e eu fiz numa boa sem cobrar nada (o banner da instituição esta até aqui no meu blog) fiz de coração e o mínimo q poderia fazer era nao cobrar pelo trabalho...

entao um toque pro pessoal q esta começando na área e quer ter peças no portfolio - pq vcs iniciantes não vão até uma instituição de caridade da sua cidade ou mesmo do seu bairro e faz um site, um cartaz..oferece esues serviços gratuitamente ;) vc estará ajudando tanto a instituição como colaborando pro seu enriquecimento do de folio ;) se todos fizessem um tiquinhu pelo proximo que precisa o Brasil estaria outro..entao faça sua parte não custa nada ;)

2:15 PM

 
Blogger Cláudia Vau said...

É isso mesmo :)

10:15 PM

 

Postar um comentário

<< Home



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner