quarta-feira, maio 24, 2006


PC ou Mac: do que sua publicação precisa?

O casamento desktop publishing e a escolha de plataformas para tal fim tem gerado discussões anos a fio. Existe até uma comunidade no orkut chamada "macho que é macho usa PC" e o colunista da revista DG, Flávio Wild, na edição de n° 89, destaca a importância da criatividade antes da escolha da plataforma.

Não é de estranhar tal levantamento. A escolha de plataforma é mesmo algo a ser posto em segundo plano. Designers criativos tendem a se adaptar à máquina e suas respectivas ferramentas oferecidas, seja por diversidade de conteúdo, seja por condição de trabalho - entende-se máquina lenta. Conheço colegas que não fazem absolutamente nada sem o uso de um bom Macintosh, de preferência um G5, daqueles de deixar qualquer sonhador babando. Em contrapartida, conheço também (e convivo) com designers que não trocam um bom upgrade em seu PC pela máquina da Apple. De fato, um bom PC equipado chega bem próximo a um equipamento como o G5, mas com preço bem menor.

Fato importante que devemos lembrar sempre é sobre a ferramenta de trabalho do designer. O designer trabalha com o cérebro. E é neste momento que o cliente avalia a máquina que usamos. Não importa o que será utilizado quando passarmos para a tela o que nossa plataforma-cérebro fez nascer ao mundo. E é neste ambiente criativo que a discussão PC-Mac acaba. É na teoria das cores e formas que buscamos a verdadeira utilização do conhecimento em design. É da pureza das idéias que fazemos uso pra mostrar ao mundo do que somos capazes. Neste ambiente, pouco importa o instrumento de publicação.

Desde os cursinhos básicos de design até os mais complexos e profissionais, o processo de criação depende diretamente do que o pensativo elabora. Desde as idéias expostas no raf até o produto final nas mãos e nos olhos dos clientes, a criativo independe da boa plataforma pra elaboração de sua obra, com raras exceções. Neste contexto, PC ou Mac são ferramentas meramente à disposição.

Nessa linha de "designer que é macho usa PC", existe um bom instrutor de programas Adobe, que conheço bem, que não abre mão do uso de PC's, seja para dar treinamentos, seja para seu uso em geral. Segundo ele, "usar Mac é mais por status que funcionalidade". Confesso que eu não seria tão radical, mas diante de tantos gastos com hardware e software pra tentarmos nos manter sólidos no mercado, num país em que um bom software chega R$ 3 mil, não é difícil concordar. Mesmo um bom PC, nos preços atuais, não sai por menos de R$ 4 mil. Somando-se os programas mais usados no mercado, a cobiçada máquina chega aos R$ 8 mil.

Se levarmos em conta que, em muitas esquinas achamos vendedores de cartões a "R$ 40 o milheiro", ou cartazes com arte a "R$ 100", quaisquer que sejam, acabamos por desanimar de vez. O que nos reergue é o amor à profissão e a necessidade de um mercado cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais conhecimento em portifólios ainda mais elaborados e cartela mais e mais rica. Neste contexto, tanto faz o PC ou o Macintosh que o designer utiliza. Vale mais o que é ditado por um cérebro criativo. E pra cabeça sem criatividade não há ferramenta que seja remédio.

autor: Ivair Junior
fonte: http://www.grito.com.br

posted by Iris • IFD @ 11:50 AM

1 Comments:

Anonymous Rael said...

Concordo sobre o fato da escolha do Mac ser por puro status.... claro que o mac tem algumas vantagens, como por exemplo mais segurança em termos de VIRUS, e em algumas coisas o processamento do Mac de fato é mais rapido, mas em um contexto geral para o uso na área gráfica, a única diferença entre o Mac e o PC é o preço!
Onde trabalho, dispomos de um Power Mac G5 com processador duplo e 6 Gb de RAM e um PC Processador Pentium 3.2 HT com també 6 Gb de RAM. Diga-se de passagem, para o uso na área de VIDEO.
Nao percebemos a mínima diferença em termos de desempenho gráfico. Na verdade, as vezes nos parece até que o PC é mais rápido, não sei....
Para mim, é tudo uma questão de gosto e status!

Valeu!

2:21 PM

 

Postar um comentário

<< Home



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner