quarta-feira, junho 14, 2006


A heráldica da Copa 2006


A forma e as cores dos brasões compõem a marca de cada clube e das federações de futebol. Não há clube nem federação no mundo que não tenha o seu emblema, interpretando os principais elementos que o caracterizam como agremiação esportiva. A origem remonta à Idade Média, onde cavaleiros e reis eram identificados por seus brasões e cores institucionais. Até o século XII, aproximadamente, os símbolos gravados nos objetos não representavam seus criadores, na maioria escravos; mas, seus senhores. Eram usados como característica das classes dominantes. Não obstante, é na Idade Média que artesãos, artistas e comerciantes começaram a alterar tal costume, passando a assinar seus trabalhos. Ainda que séculos mais tarde, do surgimento das guildas, associações com deveres, direitos, obrigações e princípios comuns o hábito passou para os mais diferentes tipos de organizações. Entre outros, os clubes de futebol e as federações que os reúnem em campeonatos locais, nacionais e internacionais. A Fifa World Cup não foge à regra.

O termo heráldica, do francês héraldique, significa a arte ou a ciência dos brasões. Trata-se, portanto, do Design Gráfico dedicado ao universo dos brasões, escudos e emblemas medievais.



Países e federações

Brasil (Confederação Brasileira de Futebol), com suas cinco estrelas correspondentes ao pentacampeonato mundial de futebol.

Alemanha (Deutscher Fussball-bund), Angola (Federação Angolana de Futebol) e Arabia Saudita (Saudi Arabian Football Federation).

Argentina (Asociación del Fútbol Argentino), Austrália (Football Federation Australia) e Costa do Marfim (Fédération Ivoirienne de Football).

Coréia (Korea Football Association), Costa Rica (Federación Costarricense de Fútbol), Croacia (Hrvatski Nogometni Savez),

Equador (Federación Ecuatoriana de Fútbol), Espanha (Real Federacón Española de Fútbol) e Estados Unidos da América do Norte (US Soccer Federation).

França (Fédération Française de Football), Gana (Ghana Football Association), Holanda (Koninklijke Nederlandse Voetbal Bond),

Inglaterra (England Football Association), Irã (Islamic Republic of Iran) e Itália (Federazione Italiana Giuoco Calcio).

Japão (Japan Football Association), México (Federación Mexicana de Fútbol Asociación A.C.), Paraguai (Asociación Paraguaya de Fútbol), Polônia (Polski Zwiazek Pilki Noznej), Portugal (Federação Portuguesa de Futebol) e República Checa (CeskomoravskFotbalov Svaz).

Sérvia e Montenegro (Futbalski Savez Srbije i Crne Gore), Suécia (Svenska Fotbollförbundet), Suíça (Schweizerischer Fussball-Verband), Togo (Fédération Togolaise de Football), Trinidade e Tobago (Trinidad and Tobago Football Federation) e Tunísia (Fédération Tunisienne de Football).

Ucrânia (Football Federation of Ukraine).


autor: Ivens Fontoura
fonte: http://www.designbrasil.org.br

posted by Iris @ 4:05 PM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner