sexta-feira, julho 21, 2006


Quer trabalhar na criação?

Então não estude propaganda.

Parece estranho, né? Mas é isso mesmo. Não existe nenhum pedaço de papel com a palavra diploma escrita que o transforme em um gênio da criação (se é que isso existe).

O que você precisa ter é muita experiência. Experiência de vida. Tudo que a gente faz em propaganda é mostrar a vida de uma maneira mais interessante e, para fazer isso, nada melhor do que você saber o que é uma vida assim.

Leia muito. Assista a todos os filmes, inclusive os iranianos (se conseguir ficar acordado). Vá a museus, mas preste atenção. Aliás, preste atenção em tudo, desde de um belo decote a uma velhinha jogando migalhas de pão aos patos. Baladas? Caia em várias! Literalmente, pois bons porres são muito bem-vindos. Daí saem histórias maravilhosas. Em resumo: sexo, drogas e rock&roll.
Mais um pequeno detalhe: não se mate. Senão, não vai adiantar nada ter tido essa experiência toda.

Agora, enquanto faz tudo isso, é preciso estudar também. Você não quer ser um rockstar, e sim um criativo; e, quando isso acontecer, acredite: você vai trabalhar pra caralho! Nada de pé na mesa e mulheres maravilhosas massageando suas costas, enquanto você toma um "uisquinho". Diz a lenda que esse tempo já existiu, mas hoje estamos muito distantes.

Bom, finalmente chegamos ao começo. Não estude propaganda. Faça desenho industrial, arquitetura, psicologia, cinema, literatura ou, como eu, administração. Isso vai acrescentar muito mais a sua experiência de vida.

Você deve estar pensando: tudo bem, mas como é que eu acabo na criação? O que você precisa é de um bom portfólio, e para isso não precisa ficar 4 anos em uma faculdade de propaganda. Aliás, se você ficar tanto tempo assim para ter umas 20 idéias legais, siga o conselho do Davi Amarante e desista.

Hoje existem cursos voltados para a criação de portfólios. Cursos que guiam sua criatividade e ensinam todos os segredos do MAC e os programas que você precisa saber. Se tiver a oportunidade, vá fazer um fora do país. Se não tiver, não há problema, aqui também já temos cursos muito bons.

E, se você ainda estiver querendo fazer faculdade de propaganda por causa das festas, pense duas vezes, todo mundo já viu na internet como são as festas da GV.

autor: Benjamin Yung Jr.
fonte: trampolin

posted by Iris • IFD @ 12:41 AM



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner