sexta-feira, agosto 04, 2006


Para que serve um (bom) designer?

Nos últimos meses questionaram-me o motivo pelo qual deveriam contratar um designer. É uma pergunta, para nossos ouvidos, que parece já ter vinda ao mundo respondida e justificada.

Não é bem assim fora da nossa estilosa redoma de cristal colorido. Desenhar para quem já conhece o poder de um bom projeto de design torna-se excessivamente simples diante da realidade.

Para todos os outros, é comum a confusão entre designer e alguém que sabe operar softwares gráficos. Os computadores estão aí, para quem quiser experimentar, assim como os lápis de cor, as tintas, os grafites. Ferramentas que se vestem do repertório de quem as opera.

Esta é a hora de exercitar alguns fundamentos do design. Desmembrar esta resposta é tarefa do designer que sabe muito bem o que é capaz de fazer.


*Para personificar um produto/serviço
Uma lata com um rótulo prateado, letras finas e manuscritas, pode lembrar uma bebida light (devido às letras suaves) e sofisticada (pela cor da prata). Um rótulo preto com texto azul em caixa alta pode indicar um produto energético e resistente, devido aos elementos associados à vida noturna. Um logotipo de cimento com excesso de entre letras pode passar a impressão de um produto frágil, que não une como deveria. O design tem como objetivo falar com o público na língua que ele entende. Alguém precisa apresentar quem é aquele produto e dizer o que ele faz de melhor.


*Para criar identidade
Quando uma empresa contrata um designer para fazer um site ela não está pagando por meia dúzia de desenhos ou pelo tratamento de fotografias. Paga-se pela construção da uma imagem neste meio de comunicação. Se a empresa deseja transmitir tecnologia, tradição ou simplicidade, é baseado nisto que o designer vai começar a trabalhar. Diferente de muitos serviços, o design costuma ser um trabalho único, pensado exclusivamente para aquele cliente em cima das suas reais necessidades de comunicação.


*Para passar credibilidade
Se o principal jornal do país adotasse tipologia divertida para reportar a crise no Oriente Médio, a notícia teria certamente outro impacto. Não seria levada à sério.


*Para equilibrar técnica e estética
Designer não é nem um técnico, nem um artista. É ele que equilibra estas duas áreas para atender algum objetivo, geralmente comercial.


*Para inspirar confiança
Um banco que apresenta seus extratos desorganizados e logotipo sem padrão nas suas aplicações pode estar dizendo que guarda assim o dinheiro de seus clientes. Um designer pode fazer da apresentação de um banco um exemplo de segurança, ou uma amostra gratuita de desordem.


*Para agregar valor
Alguns bombons de uma conhecida doceria não teriam o mesmo valor se viessem embalados em simples saquinhos plásticos sem impressão. Se eles têm qualidade e tradição, precisam ter tratamento à altura na embalagem. O mesmo vale para produtos desconhecidos que ainda precisam ser testados. Uma apresentação de qualidade seduz qualquer consumidor ávido por novidades.


*Para facilitar a vida
Já reparou como é simples chegar em algum lugar quando há placas indicando o caminho? Sinalização bem feita usa a tipologia com a melhor leitura à distância em cores que contrastam do ambiente. O mesmo vale para as embalagens que facilitam o uso do produto, como os refrigerantes que aposentaram o abridor de garrafas.


*Para vender
Se um projeto de design é capaz de atender a todos os itens anteriores, vender é só uma conseqüência. Um produto, uma solução, uma idéia. Um bom designer serve, entre tantos outros motivos, para realizar o mais íntimo desejo da sociedade do consumo.

autora: Caroline Fulep
fonte: trampolin

posted by Iris • IFD @ 12:20 AM

5 Comments:

Blogger Cle said...

Quero parabeniza-los pela construção do blog. Um dia ainda chego lá!! aproveito para convida-los a visitarem o meu recém-inaugurado: www.thinker-maker.blogspot.com/
ps: vcs. não acham antipático, todos aqueles que querem comentar, terem que se cadastrar??
gde. abraço!

11:23 AM

 
Blogger IFD said...

cle aonde vc viu isso desculpe??? aqui no ifdblog todos comentam - nao tem q se cadastrar e eu tenho q aprovar o comentario - pois senao enche de spam nos commets creio q nao esta habituada a blogs no blogspot isso acontece ok por isso uso isso

obrigada!

12:42 PM

 
Blogger ftrc said...

Gosto quando venho aqui e leio artigos com um conteúdo tão bom quanto esse. =]

4:43 PM

 
Anonymous Thalis Valle said...

Pra que serve um bom advogado? Não é para digitar petições!

pense a respeito do designer...

9:58 PM

 
Anonymous Roberto Machado said...

Realmente um bom design de embalagem ajuda a vender bombom. :) Abraço do Beto.

5:04 PM

 

Postar um comentário

<< Home



 

Subscribe to RSS headline updates from:
Powered by FeedBurner