sexta-feira, agosto 11, 2006


Trinta boas razões para anunciar na internet

Se você está pensando em ações de propaganda online mas não sabe ainda qual a melhor abordagem, considere algumas destas sugestões. Só não esqueça de avaliar o desempenho de cada iniciativa.

Há tantas possibilidades ainda pouco exploradas para ações de propaganda e marketing na internet… Para não perder tempo, vamos logo apresentar uma lista de 30 delas, acompanhadas (muito importante!) de medidas de avaliação de desempenho.

1. Aumentar reconhecimento de marca
– Pesquisa pré/pós–impressão (expostos vs. não–expostos) de reconhecimento de marca.

2. Gerar experimentação
– Pesquisar aumento do público alvo – Identificação de novos compradores.

3. Aumento de uso da marca
– Acompanhamento da frequência de compra do consumidor online e offline
– Pesquisa com consumidores expostos a ações online e offline.

4. Upgrade de produto ou serviço
– Acompanhamento permanente dos hábitos de compra (o que foi comprado).

5. Incentivar aumento do tíquete–médio
– Acompanhar e comparar tíquete por compra online e offline.

6. Melhorar atitude/imagem do consumidor em relação à marca
– Acompanhamento permanente das atitudes do consumidor em relação à marca, inclusive consideração e intenção de compra.

7. Venda de outros produtos da mesma empresa (?cross sell?)
– Acompanhar comportamento de compra do consumidor em relação a determinadas marcas
– Pesquisar efeitos de ações cooperadas.

8. Campanhas cooperadas com marcas de outras empresas
– Acompanhar comportamento de compra do consumidor em relação a determinadas marcas
– Pesquisar efeitos de ações cooperadas.

9. Aumentar compras do mesmo produto
– Acompanhar número de consumidores comprando o produto mais de uma vez.

10. Encorajar fidelidade e aumentar envolvimento com a marca
– Número de compras repetidas
– Acompanhar percepção e atitude do consumidor entre a marca e suas competidoras
– Acompanhar intenção de compra da marca em relação às competidoras.

11. Fornecer mais informações sobre a marca
– Cliques nas peças publicitárias
– Duração da visita ao site ou hotsite
– Número de perguntas ou solicitação de mais informação por e–mail.

12. Demonstração do produto
– Cliques na peça publicitária
– Duração da visita ao site ou hotsite
– Número de perguntas ou solicitação de informação por e–mail.

13. Criar banco de dados próprio de clientes e prospects
– Acompanhar evolução e crescimento do banco de dados
– Acompanhar vendas feitas a membros do banco de dados.

14. Identificar oportunidades de venda
– Número de oportunidades identificadas online vs.offline
– Qualidade das oportunidades comparadas às geradas em outros meios.

15. Oferecer/melhorar Serviço de Atendimento ao Cliente
– Acompanhar número de visitas online e comparar com solicitações offline
– Pesquisar grau de satisfação dos clientes
– Comparar custos do serviço online vs. offline.

16. Desovar estoque excedente ou produtos fora de linha através de promoções
– Acompanhar vendas dos produtos
– Comparar custos com alternativas offline.

17. Reduzir custos de marketing
– Comparar custos e eficácia do canal online com ações offline.

18. Testar diferentes conceitos para a marca
– Medir intenção de compra(expostos vs. não–expostos)
– Pesquisar conceitos da marca (expostos vs. não–expostos).

19. Testar diferentes modelos de preços
–Medir intenção de compra e/ou volume de vendas.

20. Testar novas opções de promoção
– Medir aumento de vendas e lucros
– Medir intenção de compra.

21. Testar novos produtos ou serviços
– Medir intenção de compra
– Medir atitude e comportamento do consumidor.

22. Pesquisas
– Comparar custos, taxa de retorno e tempo para os resultados em relação à pesquisa offline.

23. Gerar vendas online
– Faturamento
– ROI
– Pesquisar satisfação do consumidor.

24. Falar com público alvo não atingido em outros canais
– Avaliar aumento do alcance
– Avaliar aumento da penetração
– Avaliar dispersão
– Avaliar aumento nas vendas.

25. Otimizar eficiência do plano de mídia
– Comparar CPM e resultados entre os meios.

26. Identificar interesses dos consumidores e tendências de mercado
– Comparar lançamento de produto, promoções e campanhas online e offline.

27. Fidelizar clientes mais ativos
– Avaliar média de recompra
– Margem de lucro por consumidor
– Pesquisar índice de satisfação.

28. Gerar tráfego no site
– Taxa de cliques na campanha
– Número de visitas antes, durante e após a campanha
– Tempo de duração das visitas
– Número de páginas vistas antes, durante e após a campanha.

29. Gerar tráfego em loja física
– Medir tráfego antes, durante e após a campanha online
– Consulta da origem informação sobre a loja, produto ou serviço.

30. Recrutamento de funcionários
– Avaliar taxa de redução de custos de identificação de candidatos
– Número de entrevistas bem–sucedidas com origem online.

autor: Marcelo Sant´Iago

fonte: Webinsider



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posted by Iris • IFD @ 12:12 AM



 

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