segunda-feira, outubro 09, 2006


Webvertising: promoção em buscadores

Com resultados reais e facilmente mensuráveis, os serviços de promoção em buscadores começam a ganhar força e a se agigantar. Depois de muito pessimismo e reviravoltas em torno da publicidade na web, o serviço desponta entre um dos formatos de publicidade online que vieram para ficar.

Universos paralelos - A internet ainda é uma novidade para muitos. Tanto internautas como profissionais de web ainda estão se adaptando ao meio. O reflexo disso pode ser claramente ilustrado pela explosão da bolha da internet em 2000. Esperava-se muito da web, mas pouco se sabia. A maioria das apostas até este momento concentravam-se na migração de modelos clássicos offline para o meio online. Na prática pudemos observar que as coisas não eram assim tão simples.

A explosão da bolha serviu como um remédio amargo. Aprendemos que para explorar o potencial da web ainda era preciso experimentar muito e encontrar soluções novas com fundamentos e técnicas extraídos da própria internet.

Estudos e pesquisas sobre o comportamento do internauta foram de grande valia neste momento. No mundo offline as coisas funcionam de uma forma, no mundo online de outra. Há uma relação muito forte entre um e outro, mas o comportamento do público é diferente. São universos paralelos.

Desde então a web amadureceu bastante. Ainda temos muito chão pela frente, mas já começam a despontar soluções e serviços altamente eficientes que representam esta nova fase da web. Na área de marketing e publicidade podemos citar a usabilidade, os anúncios contextuais e a promoção em buscadores.

Promoção em Buscadores - Para quem ainda não conhece ou não teve contato, a promoção em buscadores é a promoção de palavras e frases-chave nos resultados de ferramentas de busca (como Yahoo, Google e Radar UOL).

Atualmente existem dois formatos de promoção, a promoção paga, conhecida como PPC (Pay Per Click), e a promoção natural, conhecida como Otimização em Buscadores. No PPC selecionam-se palavras-chave e paga-se uma quantia aos buscadores para que os resultados apareçam numa área especial (conhecida como links patrocinados). A Otimização em Buscadores é mais abrangente. Nela, os sites são otimizados para que seu conteúdo apareça naturalmente nos resultados de todos os buscadores comumente utilizados pelos internautas.

Ao contrário das dificuldades que os anúncios em banners vêm encontrando, a promoção em buscadores vem se firmando e já se mostra como uma alternativa forte e rentável para a publicidade online - tanto para os anunciantes como para os especialistas do setor. É a relação ganha-ganha que tanto almejamos.

Ferramentas de busca consagradas como Yahoo e Google já apresentam sinais de equilíbrio e começam a apontar para uma presença altamente rentável no mercado internet. O Yahoo virou notícia no mês passado ao apresentar lucros que superaram as previsões mais otimistas. O Google já entrou arrebentando, em pouco tempo de existência já se tornou um dos maiores xodós da web e vira-e-mexe é notícia (sempre positiva), aqui no Brasil subiu duas posições no competido ranking de posições do Ibope, faturando o sétimo lugar (o Yahoo é quinto).

A força deste segmento pode ser melhor retratada se tomarmos o mercado americano como modelo. Lá já existem centenas de empresas focadas exclusivamente em promoção na web. No começo do ano, enquanto o mercado de publicidade em banners declinava o serviço de promoção em buscadores ascendia a todo o vapor.

Para se ter uma idéia, eventos (congressos e workshops) focados no tema mais do que dobraram seu público nos EUA. E o melhor, este público, anteriormente formado quase que 100% por profissionais do ramo, já recebe grande número de inscrições de engravatados do setor de investimento financeiro e de profissionais de marketing e publicidade das maiores empresas offline do mercado mundial.

Mercado brasileiro - Este tipo de serviço ainda está dando seus primeiros passos no mercado tupiniquim. Este ano já tivemos uma pequena amostra do que está por vir. Em fevereiro, o TeRespondo, empresa que oferece promoção PPC nos buscadores do UOL, BOL e Aonde, injetou US$ 1 milhão em suas operações na América Latina, tendo como foco principal o mercado brasileiro.

Por se tratar de um mercado novo, temos mais um motivo para apostar nele: com a concorrência menos acirrada as promoções acabam sendo muito mais fáceis e, conseqüentemente, mais baratas.

As oportunidades estão aí para quem souber aproveitá-las. Vai encarar?

autor: Alexandre Kavinski
fonte: allameda

posted by Iris • IFD @ 10:24 AM



 

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