Agora você joga o currículo fora. Lembre-se que uma árvore precisou morrer a golpes de machado antes de desperdiçar uma valiosa folha de celulose com currículos. Não servem para absolutamente nada. Aliás, fico me perguntando por que alguém acha que se dizer "experiência em Cobol e dBase" vai adiantar alguma coisa.
Alguns são mais espertos e se tocam que currículos normais são inúteis, mas resolvem o problema do jeito errado: tentam fazer "currículos criativos". Mandam o currículo dentro de latas, escritos em papiros, através de telegramas falados etc, etc, e etc. Não funciona. Simplesmente porque nada disso prova que você é capaz de fazer um bom anúncio ou filme.
Eu me lembro de alguém que diagramou o currículo como se fosse um rótulo de bebida, colou numa garrafa de vinho e mandou para um Diretor de Criação. Eu trabalhava para ele e perguntei: que tal o currículo?
Ao que ele respondeu: "nacional".
O que resolve é portfolio com anúncio bom. Crie uns 5 anúncios maravilhosos, coloque num portfolio e pronto, a vaga é sua. Se não houver vaga, não tem problema: a qualidade do seu trabalho vai criar a vaga na hora. Simples, não? Simples nada
PREPARANDO O PORTFOLIOIdéia boa é idéia boa em qualquer lugar, mas uma apresentação razoável sempre ajuda. Se quiser, vocêpode comprar um portfólio profissional no Omar Olguin, que é o mais conhecido. O telefone do Omar é (11) 3865-3221, ou Fone/Fax (11)3862-7147, e o endereço www.omar.srv.br (não estou ganhando nada pelo merchandising. Se vocêsouber de outros bons fabricantes, escreva-me que incluirei aqui).
Coloque na pasta somente peças onde a sua participação foi importante, decisiva ou majoritária. Se você só fez o texto e o título éde outro redator, avise antes que perguntem.
O portfolio deve ser a última trincheira da moralidade. Uma pequena picaretagem aqui e você está queimado. E pode acreditar: mais cedo ou mais tarde (geralmente mais cedo) tudo se descobre. Como eu já disse, propaganda é um mundinho.
Cuidado com a pasta folclórica. Toda pasta de estagiário tem alguma campanha para camisinha. É compreensível, já que este é um tema legal e tem um briefing conhecido. Mas já está manjado. Além do mais, este tipo de campanha é uma exceção no dia-a-dia da agência, que é feito de sabonetes, sabões em póe pastilhas para freio. Pega bem criar anúncios para produtos reais e não apenas para boas causas. Lembre-se que agências precisam dar lucro. E eu presumo que você não aceite ser pago em camisinhas (ainda que você aceite, não vai ter muito tempo para usá-las).
Você já ganhou um prêmio? Ótimo, parabéns, mas não precisa colocar o diplominha na pasta. É forçada de barra, do tipo "Eu ganhei prêmio com este anúncio, vocêvai ter coragem de não achá-lo genial?"
O profissional que vê pastas em geral já tem um critério desenvolvido e sabe avaliar as peças independentemente de sua performance em premiações.
Se ele tiver critério, o tal diploma é desnecessário.Se não tiver, para quê você quer estagiar com ele?
A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO ANÚNCIO.O primeiro anúncio da pasta é o que rotula e classifica você. É a famosa primeira impressão. Se o primeiro anúncio for bom, os que se seguirem vão apenas ter que reforçar isto. Se for ruim, caberá aos outros a hercúlea tarefa de reverter uma má impressão inicial. Viu a responsa? Viu a diferença? Carinho com o primeiro anúncio.
Idealmente, o primeiro anúncio deve produzir a seguinte sensação em quem vê a pasta: "Epa! Aqui tem coisa. Deixa eu ver se tem mais". Peça opinião de colegas, promova uma votação secreta na sua casa, pergunte ao zelador do prédio, mas não erre no primeiro anúncio.
A ORDEM DOS FATORES ALTERA A PROPOSTA.Minha sugestão de como montar um portfólio que impressiona é a seguinte:
Comece dispondo os seus anúncios numa fila crescente de qualidade.
Primeiro o meia-boca, por último o melhor deles:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Depois, pegue o último (o melhor) e coloque na frente de todos:
10, 1, 2, 3, 4, 5, 6 ,7, 8, 9.
Está pronta a pasta: um grande anúncio abrindo - e em seguida um crescendo de qualidade. Naquela bolsinha lateral, você põe os discutíveis e polêmicos. E só os mostra se for necessário ou se houver clima para tanto.
PEÇAS POLÊMICAS E OUTRAS ESQUISITICES.Regra: o que é consenso vem primeiro, o que é discutível e polêmico, só no final. Não fui eu quem inventou isso. Esta é uma regra básica de retórica. Tanto que ninguém começa um discurso com "Sou a favor da pena de morte". Em geral, começa-se com pontos em que todos concordam, tais como "É preciso diminuir a violência".
No portfólio é a mesma coisa: só depois de "ganhar" quem está vendo a pasta, é que você pode arriscar e mostrar aquela peça que 9 entre 10 pessoas acham que é delírio. E principalmente aquela peça que é igualzinha a uma outra que está no anuário, mas que você jura ter feito primeiro. Pois só depois de ver vários anúncios bons seus, sódepois de estar convencido de que você tem realmente talento, é que existe a chance de que alguém acredite na coincidência. Anúncio chupado no começo da pasta, ainda que involuntariamente, é filme queimado na certa.
Aliás, isso merece um parágrafo.
PARÁGRAFO:Uma das coisas mais chatas que podem acontecer a quem está começando é o "plágio retroativo": um belo dia, sai na Veja um anuncio igual ao que você fez faz tempo, mas não saiu. Como você ainda é desconhecido, vão pensar que o SEU é plágio. É duro, mas nestes casos, não há muito o que fazer. Émais negócio tirar da pasta. Você vai ter que dar tantas explicações que não vale a pena.
E FINALMENTE:Além de todas essas preocupações, não se esqueça de colocar uns 5 ou 6 anúncios indiscutivelmente geniais na pasta. Costuma funcionar.
autor: Eugênio Mohallem
fonte: treho retirado do livro Manual do Estagiário
Manual do Estagiário.doc
3 Comments:
POXA ALTAS DICAS!!!
12:33 AM
Quero parabenizar pelo blog. Conheci através da indicação de uma amiga e agora sempre vou passar por aqui pra ver as novidades... altas dicas de portfólio!!! muito bom mesmo!!! Valeu!!!
12:53 PM
Adorei o blog, e as dicas
Parabens!
2:50 PM
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